Show simple item record

dc.contributor.author Novicki, Victor de Araujo
dc.contributor.author Gonzalez, Wânia Regina Coutinho
dc.date.accessioned 2016-11-19T17:46:40Z
dc.date.available 2016-11-19T17:46:40Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation NOVICKI, Victor; GONZALEZ, Wânia Regina Coutinho. Competências e meio ambiente: uma análise crítica dos referenciais curriculares da educação profissional de nível técnico. Ambiente & Educação, v. 8, n.1, p 96 – 116, 2003. Disponivel em: <https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/900>. Acesso em: 18 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6709
dc.description.abstract O modelo de competências é um aspecto central na reforma educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), e seu principal objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o processo de acumulação capitalista. Este artigo objetiva analisar os Referenciais Curriculares da Educação Profissional de nível técnico para a área de meio ambiente, enfatizando a discussão do perfil do técnico ambiental formado através de propostas curriculares orientadas por este documento. Concluímos que, a partir da visão de mundo informada pelas concepções de desenvolvimento sustentável, meio ambiente e educação ambiental formuladas pelo MEC, é impossível formar técnicos em meio ambiente críticos, comprometidos com a superação da degradação socioambiental brasileira. pt_BR
dc.description.abstract The competences model is a central aspect in the educational reform of 1996. The main goal consist in to approximate the school, the education and the capitalist accumulation process. This essay is focused in the analysis of the curriculum references for professional education (technical level) in the environmental area, with emphasis on the discussion about the profile of Environmental Technician graduated through those curriculum references. We conclude that is impossible to graduate a critical Environmental Technician, committed with the overcoming of the social and environmental degradation in Brazil. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Educação Profissional – nível técnico pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject Matrizes curriculares pt_BR
dc.subject Modelo de competências pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Professional Education – Technical Level pt_BR
dc.subject Competences model pt_BR
dc.subject Sustainable development pt_BR
dc.title Competências e meio ambiente: uma análise crítica dos referenciais curriculares da educação profissional de nível técnico pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record