Show simple item record

dc.contributor.author Pinto, Patrycia Scavello Barreto
dc.contributor.author Paula, Melisa Maia de
dc.contributor.author Alves, Francisco José dos Santos
dc.date.accessioned 2016-11-23T23:05:22Z
dc.date.available 2016-11-23T23:05:22Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation PINTO, Patrycia Scavello Barreto; PAULA, Melisa Maia de; ALVES, Francisco José dos Santos. A Relação entre as experiências com a Pesquisa Científica nos cursos de Graduação e as dificuldades para elaboração de artigos no mestrado acadêmico. Sinergia, v. 14, n. 1, p. 21-34, 2010. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/1796>. Acesso em: 23 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-7608
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6749
dc.description.abstract Nos dias atuais, empresas dos mais variados setores demandam conhecimentos do profissional das Ciências Contábeis que vão além dos registros contábeis, requerendo que este possua visões aprofundadas, críticas analíticas das diversas necessidades organizacionais, inclusive aquelas que envolvam o processo gerencial e o papel de liderança, levando o contador a buscar uma sólida formação acadêmica. Neste sentido, a pesquisa exerce papel fundamental, ao desenvolver no aluno, entre outras características, o senso-crítico e a busca pelo autoconhecimento. Este trabalho procura observar a questão do envolvimento com a pesquisa científica pela ótica do discente, ou seja, pela visão do sujeito que sofre o processo. O objetivo é verificar se existe uma relação das experiências com a pesquisa científica durante a graduação e as possíveis dificuldades enfrentadas na elaboração de artigos técnicocientíficos pelos discentes em um curso de mestrado. Este trabalho selecionou como amostra os alunos das turmas de 2009 e 2010 do mestrado acadêmico em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Um questionário foi elaborado, tendo como base o referencial teórico, e foi dividido em três partes. Na primeira parte, buscam-se informações a respeito da graduação do respondente. Na segunda, analisa-se qual a experiência que o mesmo teve com a pesquisa científica durante a graduação. A terceira parte aborda a experiência atual do discente no mestrado. Por fim, verifica-se se existe alguma relação entre as dificuldades atuais com as experiências passadas, observando o tópico “pesquisa científica”. Para tabulação e análise dos dados foi utilizado o SPSS Data Entry. Constatou-se que o interesse durante a graduação, entre as variáveis analisadas, é a peça chave para se explicar o grau de dificuldade que os mestrandos encontram hoje na elaboração de artigos. Porém, foi observado que o interesse pela pesquisa é influenciado de maneira significativa pelo incentivo, em termos de financiamento, dado a projetos de pesquisa, pelas instituições de ensino superior. pt_BR
dc.description.abstract Nowadays, companies from many different sectors require professional knowledge of accounting science that go beyond the accounting records, requiring it to have visions depth, analytical reviews of the various organizational needs, including those involving the managerial and leadership role, causing the counter to get a solid academic background. In this sense, research plays a fundamental role in developing the student, among other characteristics, the critical sense, and the search for self. This article observes the question of involvement with scientific research from the perspective of the student, ie the vision of the subject who undergoes the process. The goal is to see if there is a relationship of scientific research experiments during their undergraduate and possible difficulties in the preparation of technical-scientific articles by students in a masters course. This study selected a sample of the students in the classes of 2010 and 2009 academic Master of Science in Accounting from the State University of Rio de Janeiro. The questionnaire was developed based on the theoretical and was divided into three parts. The first part seeks to information about the graduation of the respondent. In the second, which analyzes the experience that it had with the scientific research during graduation. The third part deals with the experience of current students in the Masters. Finally, we verify if there is any relationship between the current difficulties with past experiences in relation to scientific research. For tabulation and data analysis is used SPSS Data Entry. It was found that the interest during the graduation between the variables, is the key to explain the degree of difficulty that the masters are now in the drafting of articles. However, it was observed that the interest in research is influenced significantly by the incentive given to research projects, in terms of funding, institutions of higher education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Produção de artigos pt_BR
dc.subject Dificuldades encontradas pt_BR
dc.subject Mestrado acadêmico pt_BR
dc.subject Production of articles pt_BR
dc.subject Difficulties encountered pt_BR
dc.subject Academic master pt_BR
dc.title A Relação entre as experiências com a Pesquisa Científica nos cursos de Graduação e as dificuldades para elaboração de artigos no mestrado acadêmico pt_BR
dc.title.alternative The relationship between the experiences in Scientific Research Graduate Courses and difficulties for the preparation of articles in academic courses pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record