Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB

Moraes Sobrinho, João; Nogueira, Aracelly Batista

Abstract:

 
Em um ambiente cada vez mais competitivo, cabe à administração contribuir para que as organizações desenvolvam soluções e estratégias para atender adequadamente seu mercado. O objetivo do trabalho foi analisar as estratégias mercadológicas da organização Vila Rica Tecidos, com intuito de verificar sua adequação ao atual cenário competitivo. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, apresenta natureza qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada. Os dados da entrevista foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Evidenciou-se que a empresa não possui estratégias de marketing consistentes, nem uma postura estratégica clara, fatos evidenciados pela ausência de planejamento de marketing, desconhecimento das principais variáveis ambientais que afetam os resultados organizacionais e pouco conhecimento das estratégias dos concorrentes. Constata-se que a organização objeto de estudo não possui planejamento mercadológico nem estratégias de marketing integradas, o que prejudica sua competitividade, ameaçando sua sobrevivência a médio prazo. Sugere-se a adoção do planejamento estratégico de marketing para que a empresa possa conhecer em profundidade todos os elementos do ambiente que possuem implicações aos seus resultados, a adoção da estratégia de nicho e o desenvolvimento de serviços personalizados para um melhor posicionamento competitivo.
 
In an increasingly competitive environment, management must help organizations to develop solutions and strategies to adequately conduct their trade. Consistent marketing strategies allow organizations to achieve results and ensure their survival. The objective of this study was to analyze the marketing strategies of the organization Vila Rica Tecidos in order to verify their suitability to the current competitive scenario. This is a qualitative approach in form of a case study of descriptive nature. Data were collected through semi-structured interviews and were transcribed and submitted to content analysis. It was evident that the company has no marketing strategy, nor a clear strategic attitude. This was evidenced by the lack of marketing planning, lack of key environmental variables that affect organizational outcomes and poor knowledge of competitors strategies. It was noticed that the organization does not have a marketing plan, nor integrated marketing strategies, which reduces their competitiveness and threatens its medium-term survival. It is suggested the adoption of a strategic marketing plan for the company in order to know in depth all aspects of environment that have implications for their results, the adoption of the niche strategy and the development of customized services for a better competitive positioning.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos