Abstract:
Em um ambiente cada vez mais competitivo, cabe à administração contribuir para que as organizações desenvolvam
soluções e estratégias para atender adequadamente seu mercado. O objetivo do trabalho foi analisar as estratégias
mercadológicas da organização Vila Rica Tecidos, com intuito de verificar sua adequação ao atual cenário competitivo.
A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, apresenta natureza qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados
através de entrevista semiestruturada. Os dados da entrevista foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo.
Evidenciou-se que a empresa não possui estratégias de marketing consistentes, nem uma postura estratégica clara,
fatos evidenciados pela ausência de planejamento de marketing, desconhecimento das principais variáveis ambientais
que afetam os resultados organizacionais e pouco conhecimento das estratégias dos concorrentes. Constata-se que a
organização objeto de estudo não possui planejamento mercadológico nem estratégias de marketing integradas, o que
prejudica sua competitividade, ameaçando sua sobrevivência a médio prazo. Sugere-se a adoção do planejamento
estratégico de marketing para que a empresa possa conhecer em profundidade todos os elementos do ambiente que
possuem implicações aos seus resultados, a adoção da estratégia de nicho e o desenvolvimento de serviços
personalizados para um melhor posicionamento competitivo.
In an increasingly competitive environment, management must help organizations to develop solutions and strategies to
adequately conduct their trade. Consistent marketing strategies allow organizations to achieve results and ensure their
survival. The objective of this study was to analyze the marketing strategies of the organization Vila Rica Tecidos in
order to verify their suitability to the current competitive scenario. This is a qualitative approach in form of a case study
of descriptive nature. Data were collected through semi-structured interviews and were transcribed and submitted to
content analysis. It was evident that the company has no marketing strategy, nor a clear strategic attitude. This was
evidenced by the lack of marketing planning, lack of key environmental variables that affect organizational outcomes
and poor knowledge of competitors strategies. It was noticed that the organization does not have a marketing plan, nor
integrated marketing strategies, which reduces their competitiveness and threatens its medium-term survival. It is
suggested the adoption of a strategic marketing plan for the company in order to know in depth all aspects of
environment that have implications for their results, the adoption of the niche strategy and the development of
customized services for a better competitive positioning.