dc.contributor.author |
Oliveira, Maria do Socorro Ramos de |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-02T01:30:29Z |
|
dc.date.available |
2016-12-02T01:30:29Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros. Historiae, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 75-90, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2481/1803 > Acesso em: 29 nov. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1519-8502 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6846 |
|
dc.description.abstract |
Nosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do
professor de História no processo de formação identitária de jovens
negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade
de Ingá, no agreste da Paraíba, a fim de verificarmos as contribuições
e influências que os livros didáticos juntamente com o trabalho
docente exercem em jovens alunos do quilombo Pedra d’Água.
Nossa proposta se deteve na análise do livro didático adotado pela
escola e entrevistas com os professores de História, bem como na
utilização de pesquisas recentes sobre a concepção desses alunos
sobre sua comunidade e sua identidade. Tomamos em conta as
idéias de diversos autores, citados ao longo do texto. Verificamos
que, apesar de estarmos em um processo de aceleramento de
informações e mudanças rápidas de tecnologias, o professor continua
sendo fundamental no contato com os alunos e como referência
básica para sua formação. Sabemos que o professor é um formador
de opiniões e de sujeitos, o que torna o livro didático em segundo
plano, porém necessário, pois serve como uma orientação de
conteúdos para o trabalho docente e, muitas vezes, único recurso de
pesquisa dos educandos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study is aimed at analyzing the importance of textbooks and the
teacher of History in the process of identity formation of young blacks.
The district of Pontina, city of Ingá, state of Paraíba, was selected in
order to verify the contributions and influences textbooks and teaching
practices have on young students of Quilombo Pedra D’água. The
proposal was particularly focused on the analysis of textbooks
adopted by the school and interviews with teachers of history as well
as use of recent research on the understanding of students about their
community and their identity. The study is grounded on the ideas of
several authors. It was found that, despite dealing with accelerated
information and rapid changes in technology of nowadays, the teacher
continues to be fundamental for the contact with students and as a basic reference for their training. Yes, teacher is responsible for
generating views and subjects on students, which turns the textbook
into a background; however, the textbook is necessary, since it serves
as a guideline for teaching the content and often is the unique
research resources for students. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de história |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject |
History teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Identity |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |