Abstract:
Entre 2010 e 2012, vivenciamos mais uma campanha do PNLD, ensino fundamental
e médio, ou seja, período em que os professores de todo o Brasil escolhem os títulos dos
livros didáticos que serão recebidos por sua escola e por consequência utilizados nas salas
de aula. Ao analisarmos o principal documento que delineia o processo de escolha dos livros
didáticos por parte dos professores observamos certo direcionamento para alguns títulos
melhor qualificados dentro das análises apresentadas pelo guia, conforme discorremos
no presente trabalho. Sendo assim, antes de ser um fundamental recurso didático, o livro
didático de História é um produto comercial, inserido em políticas públicas de educação
nacional e por isso precisa ser estudado como tal, o que nos propomos a realizar no presente
texto.
Between 2010 and 2012, the campaign live PNLD, elementary and secondary
education, ie, a period in which teachers from all over Brazil come on the platform of the
MEC to choose the titles of the textbooks that will be received by your school and therefore
used in classrooms. By analyzing the main document that outlines the process for selecting
textbooks for teachers noticed right direction for some better qualified securities within
the analyzes presented by the guide, as we discus. Thus, before a key teaching resource,
the history textbook is a commercial product, inserted in national education policies and
therefore must be studied as such, we propose to make in this text.