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dc.contributor.author Pereira, José Paulo Cruz
dc.date.accessioned 2016-12-21T04:38:44Z
dc.date.available 2016-12-21T04:38:44Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation PEREIRA, José paulo Cruz. Mia Couto: a escrita do romance, nos entre-tempos da História... Historiae, Rio Grande, v. 6, n. 1, p. 186-214, 2015. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/5413/3352 >. Acesso em: 14 dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 1519-8502
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6946
dc.description.abstract a nossa leitura de O outro Pé da Sereia – romance da autoria do escritor moçambicano Mia Couto – aborda-o como exemplo de «metaficção historiográfica», para usar a expressão de Linda Hutcheon. Acompanha nele a forma como aí se questionam «a História» e a sua verdade. Parte de uma epígrafe colhida de «Arcanjo Mistura» – o barbeiro-«filósofo» de «Vila Longe», para nela discutir uma diferente concepção do tempo e da morte. Será no desdobramento dos pressupostos da sua fórmula que: a) «História» se confrontará com os seus próprios dilemas; b) o violento choque entre culturas distintas tornará sensível o espaçamento que abre o «real» às tensões que afetam o seu entendimento histórico; c) a viagem e a escrita serão ambas compreendidas como modos metafóricos de um movimento desincorporador, por meio do qual tem lugar a «travessia das nossas fronteiras interiores»... pt_BR
dc.description.abstract O Outro Pé da Sereia – The Mermaid’s Other Foot – a postcolonial novel by the Mozambican writer Mia Couto, is here addressed as an example of «historiographic metafic-tion», to use Linda Hutcheon’s term. Our reading follows the way both History and its claim to truthfulness are called into question in the novel. Beginning with a quote from the «Arcan-jo Mistura», the barber-«philosopher» of «Vila Longe», it discusses his different conception of time and death. And it will be on the unfolding grounds of his formula that: a) History will be confronted with its own dilemmas; b) the violent clash of different cultures will bring out the spacing that opens up «reality» to the tensions that will affect its historical understanding; c) travelling and writing will both be understood as metaphorical instances of a disembodying motion by means of which «the crossing of our internal frontiers» takes place... pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Metaficção historiográfica pt_BR
dc.subject Historiografia pt_BR
dc.subject Pós- colonial pt_BR
dc.subject Informe pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Alteridade pt_BR
dc.subject Historiographical metafiction pt_BR
dc.subject Historiography pt_BR
dc.subject Postcolonial pt_BR
dc.subject Inform pt_BR
dc.subject Culture pt_BR
dc.subject Otherness pt_BR
dc.title Mia Couto: a escrita do romance, nos entre-tempos da História... pt_BR
dc.type article pt_BR


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