Abstract:
O estudo tem como objetivo analisar como ocorre a assimilação de conhecimento na Unidade Produtora de Marau -
RS, integrante da Food Corporation S.A., a partir da formulação de uma estrutura de análise que foi aplicada na
realidade da pesquisa. Quanto ao método, foi realizado um estudo qualitativo e exploratório, do tipo estudo de caso,
sendo que os dados foram coletados através da aplicação de 15 roteiros de entrevista à liderança formal da
agroindústria. O setor escolhido foi o de fabricação, o qual possui 700 funcionários. O instrumento de coleta de dados
foi composto por questões abertas que se basearam nas categorias de análise delimitadas a partir da literatura
selecionada, e, os dados analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados significativos,
pôde-se notar que os entrevistados possuíam algum tipo de conhecimento específico que foi potencializado com os
novos assimilados em práticas operacionais cotidianas, que a assimilação do conhecimento se dá de forma simples, ou
seja, apesar da estrutura organizacional ser divida em setores de produção, o processo de comunicação flui
normalmente e os funcionários têm a oportunidade de aprender uns com os outros, e os conhecimentos novos são
aplicados nas rotinas que sustentam, ao longo do tempo, a competitividade da indústria que atua no mercado global.
The study aims to analyze how the assimilation of knowledge happens in the Production Unit of Marau - RS, a member
of the Food Corporation S.A., from the formulation of a framework of analysis that has been applied in the research
reality. As for the method, a qualitative and exploratory study was conducted, a case study, and the data were collected
through the application of 15 interview scripts to the formal leadership of agribusiness. The manufacturing sector, which
has 700 employees, was chosen to the research. The data collection instrument consisted of open questions which
were based on analytical categories defined from the selected literature, and the data were analyzed using the content
analysis technique. Among the significant results it could be noted that respondents had some kind of specific
knowledge that has been enhanced with new ones, assimilated into daily operational practices. The assimilation of
knowledge takes place in a simple way, that is, despite the organizational structure is divided in production sectors, the
communication process flows normally and the staff has the opportunity to learn from each other, and new knowledge is
applied in routines that maintain, over time, the competitiveness of industry that operates in the global market.