Abstract:
Identifica a existência de bibliotecas escolares a partir dos endereços eletrônicos das escolas da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa, PB. Dessa forma, o artigo aborda a web como espaço significativo no processo de gestão das escolas, além de ser instrumento dinamizador para o ensino e aprendizagem, sendo necessário conhecer todas as operacionalidades da web e poder utilizar a favor da escola e conseqüentemente da biblioteca. Em se tratando do processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se do ambiente virtual para explorar os dados necessários à mesma. A investigação foi realizada em vinte escolas da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa, PB. Como resultado, observou-se que o número de escolas que identificam em seus sites a existência de bibliotecas é extremamente reduzido tendo em vista que a biblioteca é uma instituição integrante para o processo de ensino e aprendizagem de uma escola.
It identifies the existence of school libraries from the electronic
addresses of the private network of schools teaching in the city of
Joao Pessoa, PB. Thus, the article discusses the web as a significant
space in the school management process, as well as being dynamic
tool for teaching and learning, it is necessary to know all the web
operability and to use in favor of the school and therefore the library.
In the case of the methodological process, research is characterized
as exploratory, using the virtual environment to explore the necessary
data to it. The research was conducted in twenty schools from private
schools in the city of Joao Pessoa, PB. As a result, it was observed
that the number of schools that identify on their websites the existence
of libraries is extremely unsatisfactory, given that the library is an
integral institution for the teaching and learning of a school.