Abstract:
avaliar e comparar o conhecimento e
a qualidade do manejo do aleitamento materno (AM)
entre profissionais atuantes na Estratégia Saúde da
Família (ESF) e nas unidades básicas de saúde com
modelo tradicional, no Município de Rio Grande/RS,
em 2012.
Métodos: foi aplicado aos 269 profissionais um
questionário para avaliar o conhecimento e o manejo
do AM por meio de escores classificados como satisfatório,
regular e insatisfatório. A comparação das
proporções se realizou através do Teste Exato de
Fisher e o Teste t de Student foi utilizado visando à
comparação das médias. Desenvolveu-se também
análise de mediação controlando o efeito do modelo
de atenção para algumas variáveis.
Resultados: somente 22 (8,2%) e 50 (18,6%) dos
profissionais apresentaram desempenho satisfatório
nos escores de conhecimento e manejo, respectivamente,
tendo os trabalhadores da ESF melhores
desempenhos, quando comparados aos profissionais
do modelo tradicional, sendo essa diferença significativa
(p<0,05), exceto para os auxiliares e técnicos de
enfermagem no escore de manejo (p=0,05).
Conclusões: o desempenho dos profissionais
mostrou-se aquém do esperado para quem lida diretamente
com a amamentação, fato mais evidente no
modelo tradicional. Dessa forma, comprova-se a
necessidade de capacitação dos profissionais objetivando-se
promover efetivamente o sucesso do AM.
to evaluate and compare knowledge
and quality of management of maternal breastfeeding
(MB) among professionals operating within the
Family Health Strategy (FHS) and those working in
basic health units using the traditional model, in the
municipality of Rio Grande in the Brazilian state of
Rio Grande do Sul, in 2012.
Methods: 269 professionals answered a questionnaire
designed to evaluate their knowledge and
management of MB by way of scores of satisfactory,
regular and unsatisfactory. Comparison was carried
out using Fisher’s exact test and Student’s t test to
compare the means. The analysis also examined the
effect of various other variables independent of the
model of care.
Results: only 22 (8.2%) and 50 (18.6%) of professionals
attained a score of satisfactory for knowledge
and management respectively, with FHS professional
performing significantly better than those using the
traditional model, (p<0.05), with the exception of
auxiliary nurses and technical assistants in the case
of the management (p=0.05).
Conclusions: the performance of professionals
was found to fall short of expectations among those
who deal directly with breastfeeding, especially those
using the traditional model. This demonstrates the
need for professional training as a way of effectively
promoting the success of MB.