Show simple item record

dc.contributor.author Floss, Mayara
dc.contributor.author Porto, Bruna de Lima
dc.contributor.author Agnol, Arthur Ferronato Dall’
dc.contributor.author Costa, Marilice Magroski Gomes da
dc.contributor.author Susin, Lulie Rosane Odeh
dc.date.accessioned 2017-02-14T16:01:55Z
dc.date.available 2017-02-14T16:01:55Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation FLOSS, Mayara et al. A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 3, p. 464-470, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n3/20.pdf>. Acesso em: 13. fev. 2017. pt_BR
dc.identifier.issn 0100-5502
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7077
dc.description.abstract As transformações nas condições sociais de trabalho surgidas nas últimas décadas restringiram a disponibilidade do contato profissional-paciente, levando a uma fragmentação e desumanização do cuidado à saúde. Dessa necessidade surgiu o programa Recrutas da Alegria (RA), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com a ideia de “formar um profissional diferente”, com o intuito de horizontalizar as relações com a equipe hospitalar e a abordagem dos pacientes. O RA é promovido pelos cursos da área de saúde da Furg e é uma ação de extensão. As atividades são desenvolvidas na Ala Pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (HU). Esta experiência demonstrou que a humanização não é um fato isolado, não acontece em apenas um ambiente, mas constitui comportamentos e atitudes que se refletem na atuação dos acadêmicos. O programa permite aos acadêmicos questionar o papel do médico e do estudante do curso de Medicina, bem como valorizar as histórias que vão além da história clínica, compreendendo o paciente como um todo. pt_BR
dc.description.abstract The transformations that have arisen in the social conditions of work over recent decades have restricted contact between the medical professional and the patient, leading to a fragmented and dehumanized health care. This need gave rise to the Recrutas da Alegria (RA — Recruits of Happiness) program at the Federal University of Rio Grande (FURG), with the idea of “training a different professional” in order to horizontalize relations with hospital staff and the patients’ approach. The RA is promoted by FURG courses in the area of health and is an outreach initiative. The activities are developed in the Pediatric Wing of the Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior Teaching Hospital. This experience has demonstrated that humanization is not a one-off occurrence, it does not occur in just one environment, but rather constitutes behaviours and attitudes reflected in students’ work. The program enables students to question the role of the doctor and of the student doctor, as well as focusing on patient’s histories that extend beyond their medical history, understanding the patient fully. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Humanização da assistência pt_BR
dc.subject Pesquisa qualitativa pt_BR
dc.subject Educação médica pt_BR
dc.subject Humanism pt_BR
dc.subject Qualitative research pt_BR
dc.subject Medical education pt_BR
dc.title A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.1590/S0100-55022013000300020 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • FAMED – Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record