Show simple item record

dc.contributor.author Schröeder, Christine da Silva
dc.contributor.author Klering, Luis Roque
dc.date.accessioned 2017-03-07T02:37:14Z
dc.date.available 2017-03-07T02:37:14Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SCHRÖEDER, Christine da Silva; KLERING, Luis Roque. Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira. Sinergia, v. 16, n. 1, p. 43-52, 2012. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/3925>. Acesso em: 5 dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-7608
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7099
dc.description.abstract O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição foram desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância. pt_BR
dc.description.abstract This theoretical-practical essay aims to present the case of a School of Administration that maintains Distance Education programs in an important Brazilian public University by reporting its experience from 2003 to 2009. Distance Education was developed by a Virtual Learning Group which created a distance learning virtual environment to be used in all the University. Thus, Distance Education is analyzed as an educational and organizational strategy from different perspectives: strategic, structural, human, technological, cultural and political ones. This brings new challenges and possibilities to the institution, especially regarding external focus and internal structure, thus caring deeply with the creation and evaluation of strategies in an emergent way of learning: Distance Education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Estratégia pt_BR
dc.subject Plataforma pt_BR
dc.subject Mudança organizacional pt_BR
dc.subject Distance educatIon pt_BR
dc.subject Strategy pt_BR
dc.subject Virtual environment pt_BR
dc.subject Organizational change pt_BR
dc.title Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira pt_BR
dc.title.alternative Distance education as an educational and organizational strategy: The case of a school of administration of a brazilian public university pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record