dc.contributor.author |
Gonçalves, Leonardo Dorneles |
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dc.contributor.author |
Paludo, Conceição |
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dc.contributor.author |
Machado, Carlos Roberto da Silva |
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dc.date.accessioned |
2017-03-31T11:41:48Z |
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dc.date.available |
2017-03-31T11:41:48Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Leonardo Dorneles ; PALUDO, Conceição ; MACHADO, Carlos Roberto da Silva. Extensão universitária no contexto de crise do capital: uma crítica a partir da educação ambiental e popular. Historiae, Rio Grande, v. 6, n. 2, p. 281-307, 2015. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/5596/3505 > Acesso em: 16 dez. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1519-8502 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7123 |
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dc.description.abstract |
Abordamos o tema da extensão universitária no contexto
de crise do capital, partindo do campo da Educação Ambiental e
Popular. Para tanto, nos valemos dos resultados de uma pesquisa a qual
investigou a relação da extensão universitária junto a grupos associados,
oriundos do movimento de economia popular solidária. Tomando por
base a concretude da crise, manifestada na explicitação de seus limites
e contradições na forma do Estado, Trabalho e Natureza, entendemos
que a prática extensionista junto aos grupos associados necessita, em
seus processos pedagógicos, superar análises meramente pontuais e
imediatas, valorizando a retomada dos instrumentos teóricos capazes
de compreender a realidade enquanto uma totalidade, como meio para
novas práticas educativas, no sentido da emancipação humana. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article analyses how the university extension
course in Environmental Education and Popular Education is going
on during the capitalism crisis. In this way, were used results from a
research that investigated the relationship between this extension
course and a Social Solidarity Economy. Thus, were used as a base
the crisis’ results; for instance, its limits and contradiction in the form
of the State, Labor and Nature. We understand that the practical that
happens between the community and the extension course needs to
overcome a basic punctual and immediate analysis in its pedagogical
process. Consequently, a retaking of the theorists who understand
reality as a totality is needed in this extension course. Moreover, the
uses of new educational practices will be also good. Finally, those tolls
will help the course to develop a better popular education; also, it will
support the community in its own emancipation. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Crise do capital |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação popular |
pt_BR |
dc.subject |
University extension |
pt_BR |
dc.subject |
Capitalism crisis |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Popular education |
pt_BR |
dc.title |
Extensão universitária no contexto de crise do capital: uma crítica a partir da educação ambiental e popular |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |