Conhecimentos maternos em amamentação e fatores associados

Giugliani, Elsa Regina Justo; Rocha, Vera Lúcia; Neves, Jaqueline; Polanczyk, Carisi; Seffrin, Cristina; Susin, Lulie Rosane Odeh

Abstract:

 
Entre os fatores associados à interrupção precoce da amamentação encontra-se a falta de conhecimentos maternos sobre o assunto. O presente estudo procurou avaliar o conhecimento das mães em aleitamento materno e sua relação com a orientação recebida no pré e no pós-natal e com a prevalência de amamentação aos 3 meses. Foi realizado estudo tranversal envolvendo 100 mães de primogênitos entre 6 e 12 meses que compareceram aos serviços de assistência pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. As mães foram entrevistadas utilizando-se questionário padronizado que incluía 14 perguntas para testar o conhecimento em aleitamento materno. A maioria das mães (62%) obteve índice de acerto inferior a 50%. Aquelas com maior escolaridade, que afirmaram ter recebido orientação sobre aleitamento materno no pré-natal e que tiveram no mínimo 5 visitas pré-natais apresentaram melhor conhecimento. O mesmo não se verificou com as mulheres que relataram ter recebido orientação após o nascimento da criança. O nível de conhecimento, por sua vez, não interferiu na prevalência de amamentação aos 3 meses. O conhecimento das mães sobre vários aspectos do aleitamento materno foi baixo. O fato das mães terem recebido orientações nas maternidades e durante o seguimento das crianças não ampliaram estes conhecimentos. Por outro lado, há indícios de que as orientações recebidas no pré-natal tiveram impacto positivo nos níveis de conhecimento das mães sobre aleitamento materno. Este pequeno acréscimo no conhecimento, no entanto, não foi suficiente para interferir na prevalência de interrupção precoce da amamentação.
 
The influence of maternal knowledge about breastfeeding on the initiation and duration of lactation has been described. The present study evaluated the maternal knowledge about breastfeeding and its relationship with prenatal and postnatal orientation and prevalence of breastfeeding at 3 months. A cross-sectional study was designed involving 100 mothers of first-born babies between 6 and 12 months old recieving medical care in the Hospital de Clínicas de Porto Alegre. The mothers answered a standardized questionaire containing 14 questions to test knowledge on breastfeeding. The majority of mothers (62%) could not answer correctely half of the questions. Those more educated, who received prenatal orientation about breastfeeding and who had at least 5 prenatal visits had better knowledge. On the other hand, mothers who received postnatal orientation did not present a better knowledge. Prevalence of breastfeeding at 3 months was not related to maternal knowledge on the subject. The maternal knowledge about many aspects of breastfeeding was low. Postnatal orientation did not increase this knowledge. On the other hand, prenatal orientation had a positive impact on maternal knowledge about breastfeeding. Nonetheless this increase in knowledge was not sufficient to interfere with the prevalence of early interruption of breastfeeding.
 

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