Abstract:
Entre os fatores associados à interrupção precoce da amamentação
encontra-se a falta de conhecimentos maternos sobre o
assunto. O presente estudo procurou avaliar o conhecimento das
mães em aleitamento materno e sua relação com a orientação
recebida no pré e no pós-natal e com a prevalência de amamentação
aos 3 meses.
Foi realizado estudo tranversal envolvendo 100 mães de
primogênitos entre 6 e 12 meses que compareceram aos serviços
de assistência pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
As mães foram entrevistadas utilizando-se questionário padronizado
que incluía 14 perguntas para testar o conhecimento em
aleitamento materno. A maioria das mães (62%) obteve índice de
acerto inferior a 50%. Aquelas com maior escolaridade, que
afirmaram ter recebido orientação sobre aleitamento materno no
pré-natal e que tiveram no mínimo 5 visitas pré-natais apresentaram
melhor conhecimento. O mesmo não se verificou com as
mulheres que relataram ter recebido orientação após o nascimento
da criança. O nível de conhecimento, por sua vez, não interferiu
na prevalência de amamentação aos 3 meses.
O conhecimento das mães sobre vários aspectos do aleitamento
materno foi baixo. O fato das mães terem recebido orientações
nas maternidades e durante o seguimento das crianças não
ampliaram estes conhecimentos. Por outro lado, há indícios de
que as orientações recebidas no pré-natal tiveram impacto positivo
nos níveis de conhecimento das mães sobre aleitamento
materno. Este pequeno acréscimo no conhecimento, no entanto,
não foi suficiente para interferir na prevalência de interrupção
precoce da amamentação.
The influence of maternal knowledge about breastfeeding on
the initiation and duration of lactation has been described. The
present study evaluated the maternal knowledge about breastfeeding
and its relationship with prenatal and postnatal orientation
and prevalence of breastfeeding at 3 months.
A cross-sectional study was designed involving 100 mothers
of first-born babies between 6 and 12 months old recieving
medical care in the Hospital de Clínicas de Porto Alegre. The
mothers answered a standardized questionaire containing 14
questions to test knowledge on breastfeeding.
The majority of mothers (62%) could not answer correctely
half of the questions. Those more educated, who received prenatal
orientation about breastfeeding and who had at least 5 prenatal
visits had better knowledge. On the other hand, mothers who
received postnatal orientation did not present a better knowledge.
Prevalence of breastfeeding at 3 months was not related to
maternal knowledge on the subject.
The maternal knowledge about many aspects of breastfeeding
was low. Postnatal orientation did not increase this knowledge.
On the other hand, prenatal orientation had a positive impact
on maternal knowledge about breastfeeding. Nonetheless this
increase in knowledge was not sufficient to interfere with the
prevalence of early interruption of breastfeeding.