Uma estratégia simples que aumenta os conhecimentos das mães em aleitamento materno e melhora as taxas de amamentação

Susin, Lulie Rosane Odeh; Giugliani, Elsa Regina Justo; Kummer, Suzane Cerutti; Maciel, Marileide; Benjamin, Ana; Machado, Daniella Borges; Barcaro, Márcia; Draghetti, Viviani

Abstract:

 
Avaliar o conhecimento das mães em aleitamento materno antes e após orientação fornecida no período pós-parto e sua relação com a prevalência de amamentação. Métodos: Foi realizado um ensaio-clínico com 405 mães de crianças normais nascidas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre entre julho e dezembro de 1994, cujo procedimento de intervenção consistiu de um vídeo abordando tópicos básicos sobre aleitamento materno, de um folheto explicativo e da livre discussão após o vídeo. As primeiras 208 mães constituíram o Grupo Controle e as restantes 197, o Grupo Experimental. Todas as mães responderam a um questionário de identificação e a um teste de conhecimentos prévios sobre aleitamento materno na maternidade. As mães dos dois grupos foram acompanhadas por intermédio de visitas domiciliares ao final do primeiro, do segundo, do quarto e do sexto mês ou até a interrupção da amamentação, se fosse o caso. Ao final do primeiro mês, as mães foram submetidas ao mesmo teste de conhecimentos aplicado logo após o parto. A técnica de regressão logística foi utilizada para avaliar a associação entre o conhecimento da mãe em aleitamento materno e a prevalência da amamentação. Resultados: As mães que receberam a intervenção (Grupo Experimental) tiveram um escore significativamente maior no teste de conhecimentos em aleitamento materno ao final do primeiro mês quando comparadas com as mães do Grupo Controle (17,0 versus 14,7). A intervenção aumentou a chance das mães em 1,7 vezes de obter em um escore acima da média. Por sua vez, as mães cujos escores ficaram acima da média tiveram uma chance 8,2 vezes maior de estar amamentando exclusivamente no final do terceiro mês e duas vezes maior de estarem amamentando no final do sexto mês. Conclusão: Estratégias simples para aumentar o conhecimento das mães sobre aleitamento materno podem ter impacto positivo nas taxas de amamentação.
 
To assess mothers’ knowledge of breastfeeding before and after guidance supplied during the postpartum period and its relationship to the prevalence of breastfeeding. Methods: A clinical trial was performed with 405 mothers of normal children born at Hospital de Clínicas de Porto Alegre from July to December 1994. The intervention consisted of guidance given by means of a video film discussing basic topics on breastfeeding, an explanatory leaflet and open discussion after the video. The first 208 mothers constituted the Control Group and the remaining 197 the Experimental Group. All mothers answered a question form for identification purposes and a test on previous knowledge regarding breastfeeding in the maternity ward. The mothers in both groups were followed by means of home visits at the end of the first, second, fourth and sixth months, or until they stopped breastfeeding. At the end of the first month the mothers were submitted to the same test given right after delivery. Logistic regression was used to evaluate the association between the mothers’ knowledge of breastfeeding and the prevalence of breastfeeding. Results: The mothers who received the intervention (Experimental Group) had a significantly higher score in the tests on knowledge of breastfeeding at the end of the first month as compared with the mothers in the Control Group (17.0 versus 14.7). The intervention increased by 1.7 mother’s chances of achieving a score above the average. The mothers whose scores were above the average had a 8.2 higher chance of being breastfeeding exclusively at the end of the third month and twice as high of still being breastfeeding at the end of the sixth month. Conclusion: Simple strategies to increase mothers’ knowledge regarding breastfeeding can have a positive impact on breastfeeding rates.
 

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