Multimeios: uso dos recursos na Escola Estadual de Ensino Médio Engenheiro Roberto Basto Tellechea - Rio Grande/RS

Castro, Hilda Eliane Raiter

Abstract:

 
Os novos métodos de ensino tem sido um grande desafio para os educadores, após o surgimento de novos materiais que podem ser utilizados como recurso de ensino. Por isso, buscou-se analisar como os multimeios estão sendo usados pelos professores do ensino fundamental da Escola Tellechea da cidade de Rio Grande-RS. Após levantamento dos recursos disponíveis, constatou-se como os multimeios são organizados e quais são os recursos mais utilizados. Também verificaram-se quais os fatores que influenciam no uso dos multimeios e as dificuldades encontradas em relação ao uso. Enfatizou-se a importância da inclusão dos multimeios no acervo das bibliotecas. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, a coleta se deu por meio de questionário aplicado a 20 professores, e entrevista com a responsável pela biblioteca. A análise de conteúdo dos dados obtidos revelou que a escola não dispõe de muitos recursos e, que esses materiais estão obsoletos. Verificou-se ainda, que de alguma forma os multimeios são usados, porém, é preciso um envolvimento maior da biblioteca nas ações educativas e pedagógicas da escola. Constatou-se que muitos aspectos precisam ser melhorados no que se refere ao uso dos multimeios para o desenvolvimento de atividades que contribuam para que haja mudanças positivas no processo educacional. Desses aspectos destacamos a integração entre os professores, a direção da escola e o bibliotecário, profissional fundamental que, neste caso, a escola não possui.
 
The new teaching methods have been a great challenge for educators after the emergence of new materials that can be used as a teaching resource. Therefore, we sought to analyze how the multimedia are being used by the elementary school teachers of the Tellechea School in the city of Rio Grande-RS. After surveying the available resources, it was verified how multimedia are organized and what are the most used resources. It was also verified which factors influence the use of multimedia and the difficulties encountered in relation to the use. The importance of including multimedia in the library collection was emphasized. The methodology used was qualitative approach; the collection was done through a questionnaire applied to 20 teachers, and interview with the person in charge of the library. The content analysis of the data obtained revealed that the school does not have many resources and that these materials are obsolete. It was also verified that somehow the multimedia are used, however, it is necessary a greater involvement of the library in the educational and pedagogical actions of the school. It has been found that many aspects need to be improved regarding the use of multimedia for the development of activities that contribute to positive changes in the educational coprocess. Of these aspects we highlight the integration between the teachers, the direction of the school and the librarian, a fundamental professional that, in this case, the school does not have.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia