Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental

Silva, Camila Rubira

Abstract:

Nos dias de hoje, tem-se utilizado com maior frequência técnicas estatísticas para sintetizar e comunicar informações recorrentes no cotidiano. No entanto, para que o cidadão possa compreendê-las é necessário o conhecimento de conceitos básicos da Estatística. Considera-se que a Educação Estatística possa possibilitar ao estudante organizar, ler, interpretar e analisar dados criticamente, bem como auxiliar na tomada de decisões. O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo construir uma proposta pedagógica que potencialize o ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, foram desenvolvidas duas oficinas: “Dialogando com os Dados” e “Do Tratamento da Informação ao Consumo Consciente de Água”. Esta proposta foi oferecida para estudantes da Educação Básica do 7° ano de uma escola pública municipal da zona oeste do município de Rio Grande – RS. As atividades desenvolvidas nessas oficinas proporcionaram, aos estudantes, além do estudo de conceitos e procedimentos estatísticos, a vivência da pesquisa, o desenvolvimento da criatividade, interatividade e coletividade.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Trabalhos de graduação do curso de Licenciatura em Matemática