dc.contributor.author |
Franco, Paloma Gomes |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Elizandra Pinoti |
|
dc.contributor.author |
Leal, Anne Pinheiro |
|
dc.date.accessioned |
2011-06-17T18:50:40Z |
|
dc.date.available |
2011-06-17T18:50:40Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
LEAL, Anne Pinheiro ; FRANCO, Paloma Gomes ; FERREIRA, Elizandra Pinoti . Assédio moral e gestão de pessoas:: proposta de quadro analítico baseada em estudo exploratório numa organização bancária. Gestão, Curitiba, v. 8, p. 57-77, 2008. Disponível em: <http://eppeo.org.br/wp-content/plugins/Flutter/files_flutter/12377647321208992598.pdf> Acesso em: 13 jun. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1679-236 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/756 |
|
dc.description.abstract |
O assédio moral, apesar de estar na “ordem do dia” das organizações e da sociedade, no Brasil ainda carece, para seu melhor entendimento, de um aprofundamento. Assim, definiu-se como objetivo deste trabalho propor um quadro inicial para a análise do tema assédio moral nas organizações e suas intersecções com a gestão de pessoas, o que, acredita-se, fornecerá bases para futuras pesquisas sobre o assunto. Para tanto, foi realizado um estudo de caso exploratório de natureza qualitativa, referente a uma organização bancária privada com sede em Curitiba-PR. Os dados levantados por meio da pesquisa levaram ao estabelecimento de três grandes categorias de análise: o assédio moral em si, a conduta do agressor e as conseqüências para a vítima, além de variáveis subjacentes à Gestão de Pessoas que podem estabelecer conexões significativas no encaminhamento de casos de assédio moral nas organizações. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The moral harassment, although to be in the “order of the day” of the organizations and society, still lacks, for its better agreement, of an empirical deepening, what if it has shown sufficiently insufficient, mainly in Brazil. Thus, it was defined as objective of this work to consider an initial picture for the analysis of the moral harassment in the organizations and its intersections with the Human Resources Management, what, are given credit, will supply bases future research on the subject. For in such a way, a study of exploratory case of referring qualitative nature to a private banking organization with headquarters in Curitiba-PR was carried through. The data gotten with the research had led to the establishment of three great categories of analysis: the moral harassment in itself, the behavior of the aggressor and the consequences for the victim, beyond underlying the variable to the Human Resources Management who can establish significant connections in the guiding of cases of moral harassment in the organizations. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
|
dc.subject |
Assédio moral |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de pessoas |
pt_BR |
dc.subject |
Setor bancário |
pt_BR |
dc.subject |
Moral harassment |
pt_BR |
dc.subject |
Human resources management |
pt_BR |
dc.subject |
Bank industry |
pt_BR |
dc.title |
Assédio moral e gestão de pessoas: proposta de quadro analítico baseada em estudo exploratório numa organização bancária |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |