Abstract:
Neste trabalho verificou-se como a mediação da leitura é abordada nos currículos
dos cursos de Bacharel em Biblioteconomia da região Sul do Brasil. Por meio do
processo metodológico buscamos descrever os passos percorridos para a presente
pesquisa. O objetivo foi analisar como a mediação da leitura é abordada nas
disciplinas do curso de Biblioteconomia da região sul brasileira. Para isso, foi
necessário pesquisar o Quadro de Sequência Lógica (QSL) e ementas, dos referidos
curso das universidades do curso de Biblioteconomia da Região Sul. Usou como
metodologia o tipo de pesquisa, universo da pesquisa e etapas da pesquisa. Os
dados foram coletados entre 24/03 e 30/04 de 2015. Destaca-se nos resultados: na
Universidade Federal do Rio Grande (FURG), existem 05 disciplinas que abordam
uma possível temática sobre a mediação da leitura, na Universidade de Caxias do
Sul (UCS) foram constatadas 05 disciplinas, na Universidade de Londrina (UEL) 05,
na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) 03 e a Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC) foram constatadas 02 disciplinas. As considerações
apontaram que os cursos pesquisados apresentam nos seus currículos a
possibilidade dos estudantes terem contato com a temática mediação da leitura no
curso de Bacharel em Biblioteconomia da região Sul do Brasil.
In this work it was verified as the mediation of the reading is boarded in the resumes
of the courses of Bachelor in Biblioteconomia of the South region of Brazil. By means
of the metodológico process we search to describe the steps covered for the present
research. The objective was to analyze as the mediation of the reading is boarded in
disciplines them of the course of Biblioteconomia of the Brazilian south region. For
this, it was necessary to search the Picture of Sequência Lógica (QSL) and
summaries, of related the course of the universities of the course of Biblioteconomia
of the South Region. It used as methodology the type of research, universe of the
research and stages of the research. The data had been collected between 24/03
and 30/04 of 2015. It is distinguished in the results: in the Federal University of Rio
Grande (FURG), 05 exist discipline that they approach possible a thematic one on
the mediation of the reading, in the University of Caxias of Sul (UCS) had been
evidenced 05 you discipline, in the University of Londrina (UEL) 05, in the University
of the State of Santa Catarina (UDESC) 03 and the Federal University of Santa
Catarina (UFSC) had been evidenced 02 discipline. The considerações had pointed
that the searched courses present in its resumes the possibility of the students to
have contact with the thematic mediation of the reading in the course of Bachelor in
Biblioteconomia of the South region of Brazil.