dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Renata Braz |
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dc.contributor.author |
Souza, Franciny Bom Reis de |
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dc.date.accessioned |
2018-06-04T16:05:34Z |
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dc.date.available |
2018-06-04T16:05:34Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
SOUZA, Franciny Bom Reis de. Livrarias gaúchas e atividades de incentivo à leitura. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7659 |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar se e como ocorrem as práticas de
mediação da leitura em livrarias gaúchas. O trabalho aborda os temas: ação cultural,
mediação da leitura, hora do conto, contação de histórias e livrarias. A metodologia
da pesquisa é de natureza qualitativa, classifica-se como documental, pois os dados
foram obtidos a partir da busca em páginas de livrarias disponibilizadas na internet.
Utiliza a análise de conteúdo de Bardin como referencial teórico para análise.
Através da análise dos dados identificou-se que as livrarias realizam várias
atividades relacionadas à leitura além da venda, propriamente dita, tais atividades
visam proporcionar prazer, reflexão e a formação de leitores sendo que os públicos-
alvo são crianças, jovens, adultos e idosos. Segundo as livrarias e o referencial
teórico utilizado na pesquisa, tais atividades propiciam aos envolvidos
desenvolvimento social, autonomia, criatividade e a possibilidade de se expressarem
melhor. Percebe-se que as livrarias estão realizando atividades importantes e que
não visam somente a venda de livros, mas também tem a preocupação com o
incentivo à leitura e atualmente estão proporcionando um número maior de
atividades se comparado com as bibliotecas públicas de forma que obtém mais
frequentadores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research has the objective of analyzing if and how the mediation practices of
reading in Gaucho bookstores occur. The work addresses the themes: cultural
action, readingmediation, story time, storytelling and bookstores. The methodology of
the research is qualitative, classified as documentary, since the data were obtained
from the bookstores pages search on the internet. Bardin's content analysis is used
as a theoretical reference for the research. Through the analysis of the data, it has
been identified that bookstores carry out various activities related to reading besides
selling, such as activities with the aim to provide readers with pleasure, reflection
and create good readers, with the target groups of children, young people, adults
and the elderly people . According to the bookstores and the theoretical reference
used in the research, such activities provide the readers with social development,
autonomy, creativity and the possibility of expressing themselves better. It is noticed
that bookstores are carrying out important activities that are not only aimed at selling
books, but are also concerned with encouraging reading and are currently providing
a greater number of activities compared to public libraries so that they get more
visitors. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject |
Livraria |
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dc.subject |
Mediação da leitura |
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dc.subject |
Ação cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Hora do conto |
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dc.subject |
Librarianship |
pt_BR |
dc.subject |
Book store |
pt_BR |
dc.subject |
Reading mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural action |
pt_BR |
dc.subject |
Story time |
pt_BR |
dc.title |
Livrarias gaúchas e atividades de incentivo à leitura |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |