dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Eder Mateus Nunes |
|
dc.contributor.author |
Klipp, Telmo dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-16T21:35:04Z |
|
dc.date.available |
2018-07-16T21:35:04Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
KLIPP, Telmo dos Santos. Benchmark multiagente em ambiente de simulação de futebol de robôs. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7729 |
|
dc.description.abstract |
O desenvolvimento de sistemas com complexidade necessária a uma abordagem mul-
tiagente carrega consigo também aspectos de complexidade relacionados à avaliação dos
diferentes níveis e componentes desse sistema. Um sistema multiagente pode ser com-
posto por uma série de agentes heterogêneos, que apresentam variabilidade quanto à
sua arquitetura interna, modelos utilizados para o seu desenvolvimento, linguagem de
programação, de especificação e validação. Agregam-se a isso, contextos específicos de
cada solução para com o ambiente para o qual foi projetado. Deste modo, impõem-se
mecanismos que permitam estabelecer métricas de avaliação para cada nível do desenvol-
vimento de um sistema multiagente, considerando dimensões como organização, comuni-
cação entre agentes e os agentes em si. Esta dissertação apresenta como problemática,
o estabelecimento de um benchmark para sistemas multiagente dentro do simulador de
futebol de robôs Soccer Server 2D. Mais especificamente, este benchmark deve prover
métricas e mecanismos de avaliação de esquemas organizacionais multiagente segundo
os diferentes cenários que podem se estabelecer dentro da dinâmica de uma partida de
futebol. Não obstante, deve-se permitir o estabelecimento de referências de avaliação da
coletividade dos times implementados para o Soccer Server 2D, indiferente aos demais
níveis de concepção do sistema. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The development of systems with the required complexity for a multi-agent approach,
also carries complexity aspects related to the evaluation of different levels and compo-
nents of such a system. A multi-agent system can be composed of a series of hetero-
geneous agents, which have variability regarding its internal architecture, models used
for its development, programming language, specification and validation. Added to this,
are situated the particular contexts of each solution towards the environment for which
it is designed. Therefore, it is needed mechanisms to establish evaluation metrics for
each multi-agent system development level, taking into account dimensions such as or-
ganization, communication between agents and the agents themselves. This dissertation
presents as a problem, establish a benchmark for multi-agent systems within the robot
soccer simulator Soccerserver 2D. Specifically, this benchmark should provide metrics
and evaluation mechanisms of multi-agent organization schemes according to different
scenarios that can be established within the dynamics of a football match . Nevertheless,
it should be allowed the establishment of assessment referrals for the Robocup teams
collectivity, regardless to other levels of system design. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas multiagente |
pt_BR |
dc.subject |
Coordenação multiagente |
pt_BR |
dc.subject |
Futebol de robôs |
pt_BR |
dc.subject |
Coalizões |
pt_BR |
dc.subject |
Benchmark |
pt_BR |
dc.subject |
Multi-agent systems |
pt_BR |
dc.subject |
Multi-agent coordination |
pt_BR |
dc.subject |
Robot soccer |
pt_BR |
dc.subject |
Coalitions |
pt_BR |
dc.title |
Benchmark multiagente em ambiente de simulação de futebol de robôs |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Multi-agent benchmark in a simulation environment for robot soccer |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |