Análise da produção científica sobre o processo de erosão costeira no balneário Hermenegildo e sua possibilidade de utilização nas escolas de ensino fundamental

Gomes, Rogério dos Santos

Abstract:

 
Particularmente, neste trabalho de graduação buscou-se através da revisão bibliográfica conhecer o que se tem investigado até então sobre a erosão costeira no Balneário Hermenegildo e posteriormente apresentar possíveis abordagens que poderiam ser apresentados aos estudantes em sala de aula. Para tanto, o trabalho encontra-se estruturado a partir da introdução o qual introduzimos o leitor ao embasamento teórico que julgamos necessário para o estudo. Primeiramente processo de erosão costeira, destacando conceitos, causas e o que sido destacado atualmente sobre o fenômeno. De forma mais especifica, o processo erosivo costeiro no Balneário de Hermenegildo e, por último a importância da temática para o ensino da Geografia. A metodologia se constitui em uma pesquisa bibliográfica, um recurso metodológico que possibilitou o acesso à produção de conhecimento referente ao tema pesquisado, sintetizando e comparando os resultados de diferentes estudos, com o intuito de subsidiar sua aplicação, através de uma proposta direcionada as escolas locais. Foram consultadas 19 produções científicas referentes ao processo de erosão costeira, incluindo artigos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso encontrados na biblioteca virtual da Scielo, Portal de periódicos da CAPES e o acervo da biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande. A partir da leitura foram definidas cinco temáticas, de acordo com os principais trabalhos. Por fim, a partir do conhecimento produzido sobre o processo de erosão costeira, foi elaborado relações com os autores e possíveis temas que poderão ser trabalhadas nas escolas do ensino fundamental de Santa Vitória do Palmar. Nos resultados foi apresentada uma síntese de cada temática, a saber: evolução da barreira holocênica; eventos de alta energia hidrodinâmica; estruturas de contenção a erosão costeira; vulnerabilidade, susceptibilidade e risco a erosão ealternativas de gerenciamento costeiro. Da mesma forma, para cada item foi apresentado uma síntese destacando possibilidades de atuação nas escolas, como exemplo: utilização de mapas de previsão do tempo, canais e sites especializados, mostrando a localização e deslocamento de ciclones; saídas de campo observando as diferentes estruturas de contenção, a sua projeção; trabalhar em sala de aula conceitos de vulnerabilidade, risco bem como oficinas ou espaços dialógicos visando debater sobre o tema. Compreendendo a importância da temática e a sua inserção nas disciplinas escolares, faz-se necessária a realização de mais estudos com esse propósito. Sugere-se como estudo posterior, a construção de uma cartilha sobre o processo de erosão costeira no Balneário do Hermenegildo, direcionadas a crianças e jovens de escolas locais.
 
Particularly, in this undergraduate work, the bibliographical review sought to know what has been investigated until then on the coastal erosion in the Hermenegildo Spa and later to present possible approaches that could be presented to students in the classroom. For this, the work is structured from the introduction which introduces the reader to the theoretical basis that we deem necessary for the study. First process of coastal erosion, highlighting concepts, causes and what has been highlighted today about the phenomenon. More specifically, the coastal erosion process in the Hermenegildo Spa and, finally, the importance of the theme for the teaching of Geography. The methodology consists of a bibliographical research, a methodological resource that enabled the access to the production of knowledge related to the researched topic, synthesizing and comparing the results of different studies, with the purpose of subsidizing its application, through a proposal directed to local schools . A total of 19 scientific productions were consulted regarding the coastal erosion process, including articles, theses, dissertations and course work found in the Scielo virtual library, CAPES Journal Portal and the collection of the Federal University of Rio Grande library. From the reading were defined five thematic, according to the main works. Finally, based on the knowledge produced on the coastal erosion process, relationships with the authors and possible topics were elaborated that could be worked on in elementary schools in Santa Vitória do Palmar. In the results, a synthesis of each theme was presented, namely: evolution of the holocene barrier; high hydrodynamic energy events; coastal erosion containment structures; vulnerability, susceptibility and risk to erosion and coastal management alternatives. In the same way, for each item a synthesis was presented highlighting possibilities of acting in the schools, as example: use of weather maps, specialized channels and sites, showing the location and displacement of cyclones; field trips observing the different containment structures, their projection; working in the classroom concepts of vulnerability, risk as well as workshops or dialog spaces to discuss the topic. Understanding the importance of the subject and its insertion in the school disciplines, it is necessary to carry out further studies for this purpose. It is suggested as a later study the construction of a primer on the process of coastal erosion in the Hermenegildo Resort, aimed at children and young people from local schools.
 

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