Uma proposta didática para o ensino de funções de variável complexa no ensino médio usando planilha eletrônica

Pereira, Gabriela Gimenes

Abstract:

 
Este trabalho tem o objetivo de apresentar duas atividades envolvendo números complexos e funções com variável complexa. Os exercícios propostos utilizam o software GeoGebra e sua planilha eletrônica, explorando as transformações que as funções complexas realizam em regiões construídas no plano de Argand-Gauss. Primeiramente, será apresentada a teoria matemática dos números complexos, seguida da importância do ensino dos mesmos, destacando como os complexos são vistos nos PCNs e trabalhados em alguns livros didáticos. Apresentam-se as atividades resolvidas e relata-se a aplicação das atividades em uma turma de segundo ano do Ensino Médio.
 
The aim of this work is to present two activities involving complex numbers and functions with complex variable. The proposed exercises use GeoGebra software and its spreadsheet, exploring the transformations that complex functions perform in regions built on the Argand-Gauss plane. First, the mathematical theory of complex numbers will be presented, followed by the importance of teaching them, highlighting how the complex numbers are seen in the PCNs and worked on in some textbooks. The activities are solved and the application of activities in a second year high school class is reported.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional