dc.contributor.author |
Dolci, Luciana Netto |
|
dc.contributor.author |
Molon, Susana Inês |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-12T10:44:56Z |
|
dc.date.available |
2018-11-12T10:44:56Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
DOLCI, Luciana Netto; MOLON, Susana Inês. Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA, 10., 2011, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio grande: FURG, 2011. p. 1-12. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7794 |
|
dc.description.abstract |
Este projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação estético-ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.title |
Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |