Abstract:
Ao olharmos para trás percebemos que o século XX nos parece um fantasma que a cada dia se perde nos mares de nossos esquecimentos. Sua memória é mantida pelos registros de suas imagens, livros, filmes e documentários. Justamente com esse intuito de manutenção e mais ainda de crítica e análise da memória relativa ao século passado, em 1998, o cineasta Marcelo Masagão escreveu o roteiro, produziu e dirigiu o documentário “Nós que aqui estamos por vós esperamos”. Mas, como analisar e estudar uma produção cinematográfica que não se propõe a ser um filme histórico ou mesmo um documentário? Produção que na verdade é apresentado como uma cinebiografia do século XX. O compromisso do historiador frente ao cinema como fonte, o qual pode ser rico e múltiplo em significados, é perceber que sua crítica não pode se limitar aquilo que está no filme, mas a tudo que o “rodeia e com o qual se comunica necessariamente” (FERRO, 1976:203). Ou seja, a análise histórica do documento fílmico deve se preocupar com a inter-relação da obra com seu contexto relacional. Dessa forma, no presente trabalho analisamos as relações entre o argumento1 central de Marcelo Masagão e seu contexto filosófico de produção, como meio para compreender sua reelaboração da memória (lembrança), representação do passado, análise do presente, estabelecimento de sua crítica aos “possíveis esquecimentos” da sociedade e sua nova representação da trajetória histórica do século XX.
Cuando miramos atrás nos damos cuenta de que siglo XX parece un fantasma que cada día perdido en los mares de nuestro olvido. Su memoria se mantiene por los registros de sus archivos, libros, películas y documentales. Precisamente con este objetivo de mantener y críticas aún más y el análisis de la memoria en el último siglo, en 1998, el cineasta Marcelo Masagão escribió el guión, produjo y dirigió el documental "Estamos aquí para que usted pueda esperar." Pero, ¿cómo analizar y estudiar una película que no pretende ser una película histórica o documental? De producción que es en realidad presenta como una película biográfica de siglo. El compromiso de la parte delantera historiador del cine como una fuente, que puede ser rico en significados múltiples, es darse cuenta de que su crítica no puede limitar lo que está en la película, pero todo lo que rodea "y que se comunica necesariamente" (FERRO, 1976:203). En otras palabras, el análisis histórico de la película documento debería ocuparse de la interrelación de la obra con su contexto relacional. Así, en este trabajo se analiza la relación entre el argumento central de Marcelo Masagão y su producción filosófica como un medio para comprender reconstrucción de la memoria (la memoria), lo que representa el pasado, el presente análisis, el establecimiento de su crítica a la "posible olvido "de la sociedad y su nueva representación de la trayectoria histórica del siglo XX.
When we look back we realize that twentieth century seems a ghost that every day lost in the seas of our forgetfulness. His memory is kept by the records of your files, books, films and documentaries. With precisely this aim of maintaining and even more criticism and analysis of the memory on the last century, in 1998, filmmaker Marcelo Masagão wrote the screenplay, produced and directed the documentary "We're here for you to expect." But how to analyze and study a film that does not purport to be a historical film or a documentary? Production that is actually presented as a biopic of the century. The commitment of the historian front of the cinema as a source, which may be rich in multiple meanings, is to realize that his criticism can not limit what is in the movie, but all that "surrounds and which communicates necessarily" (IRON, 1976:203). In other words, historical analysis of the document film should be concerned with the interrelationship of the work with its relational context. Thus, in this paper we analyze the relationship between the central argument of Marcelo Masagão and their philosophical production as a means to understand remaking of memory (memory), representing the past, the present analysis, the establishment of his criticism to "possible forgetfulness "of society and its new representation of the historical trajectory of the twentieth century.