Abstract:
Jean-Baptiste Debret foi um dos mais importantes e conhecidos
artistas europeus que estiveram no Brasil na primeira metade do
século XIX. No período em que permaneceu no país, de 1816 a 1831,
o pintor parisiense produziu um rico acervo iconográfico de assuntos
americanos, retratando em especial os temas populares, e que foi
parcialmente publicado no monumental Viagem pitoresca e histórica
ao Brasil (Paris, 1834-1839), obra que contribuiu decisivamente para
a construção do imaginário do passado brasileiro. Contudo, em seu
trabalho francês anterior verificamos que o autor já havia manifestado
interesse por motivos de costumes, nomeadamente na série de
estampas dedicada aos tipos italianos. Desse modo, o estudo da
única passagem de Debret por esse país europeu, ao lado do mestre
Jacques-Louis David, torna-se imprescindível para a compreensão
mais abrangente de sua obra brasileira.
Jean-Baptiste Debret, a Parisian painter, is one of the most important
and known European artists who have been to Brazil in the first half of
the 19th century. He stayed in the country from 1816 to 1831 and
produced a rich iconographic collection of American subjects, which
mainly portrayed popular themes, which was partially published in the
monumental Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (“Picturesque and
Historic Travel to Brazil”) (Paris, 1834-1839). Such a work contributed
decisively to the construction of an imaginary of the Brazilian past.
However, in his French work prior to the Brazilian experience, the
author had already manifested the interest in costumes motifs, namely
in the series of engravings dedicated to Italian types. Thereby, the
study of Debret’s only passage through Italy, together with his mentor
Jacques-Louis David, is indispensable to a more extensive
comprehension of his work in Brazil.