Os estudos de gênero no currículo do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Abstract:
Este trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa que buscou investigar no currículo do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG os Estudos de Gênero, como parte integrante desse currículo. Esse estudo tem como base os referenciais pós-estruturalistas e de gênero, os conceitos aqui apresentados advêm dessa abordagem. O objetivo foi investigar as temáticas de gênero no Currículo e no Projeto Político Pedagógico do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, a partir dos entendimentos dos/as licenciandos/as sobre estas questões e a importância desta temática para curso. A primeira metodologia utilizada foi a análise documental para investigar nos documentos do curso os Estudos de Gênero em quais espaços/disciplinas seriam aprofundados, também utilizamos como metodologia questionário feito no google forms e um grupo focal para conhecer como os/as licenciandos/as percebem a discussão de gênero no currículo da Licenciatura em Geografia. As análises feitas neste estudo apontam para uma emergência das temáticas de gênero no currículo do curso de Geografia Licenciatura principalmente pelas demandas trazidas pelos/as alunos/as acerca dessas temáticas, os documentos do curso analisados, Projeto Político Pedagógico e Quadro de Sequência Logica também demonstram essa emergência, mas não aprofundam os Estudos de Gênero.