Abstract:
O desenvolvimento da Competência em Informação (CoInfo) é uma das principais
ferramentas para a formação de cidadãos com habilidades críticas e reflexivas para
a atuação na sociedade. Um dos locais de aprendizado de habilidades para
encontrar e utilizar adequadamente as informações é a Biblioteca Escolar (BE).
Desta forma, a presente monografia tem como objetivo investigar como ocorrem as
ações de formação em Competência em Informação nas Bibliotecas Escolares da
rede Pública Municipal de Ensino Fundamental da cidade do Rio Grande, Rio
Grande do Sul. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário aos
bibliotecários em exercício nessas escolas, com 10 questões com perguntas abertas
e fechadas relacionadas à pesquisa escolar e à Competência em Informação. A
amostra constitui-se de onze bibliotecárias que aceitaram participar da pesquisa,
totalizando 50% dos profissionais em atuação. De acordo com os resultados, apesar
de o tema CoInfo ser abordado nos cursos de formação inicial e na maioria dos
cursos de formação continuada, não houve consenso no entendimento do
significado do termo CoInfo, relacionando a formação básica e o desenvolvimento da
CoInfo à estrutura e aos serviços disponibilizados pela BE. As bibliotecárias
reconhecem a necessidade de auxiliar os alunos a pesquisar, produzindo, assim,
habilidades que favoreçam no processo de autonomia. Também reconhecem
problemas de infraestrutura e dos materiais encontrados na BE e a falta de incentivo
por parte da comunidade escolar para a prática da pesquisa. Diante disso, ficou
evidente a necessidade de busca por estratégias que visem a formação de
qualidade para os alunos, tanto pelo investimento em metodologias de ensino e
aprendizagem pelos Bibliotecários e pela promoção de parcerias com os
professores, quanto pela melhoria das estruturas de pesquisa nas BE.
The development of Information Literacy (IL) is one of the main tools for the
formation of citizens with critical and reflexive abilities to work in society. One of the
learning sites for finding and properly utilizing information is the School Library (SL).
In this way, the present monograph aims to investigate how the actions of training in
Information Literacy take place in the Elementary School Libraries of the city of Rio
Grande, Rio Grande do Sul, Brazil. The survey was carried out through a
questionnaire to librarians in exercise in these schools, with 10 questions with open
and closed questions related to school research and information literacy. The sample
consisted of eleven librarians who accepted to participate in the research, totaling
50% of the professionals in action. According to the results, although the competence
information theme be approached in the initial training courses and in the majority of
the continuing training courses, there was no consensus in understanding the
meaning of the term IL, relating the basic training and development of IL to structure
and services provided by school libraries. The librarians recognize the need to help
students to research, thus producing skills that favor the process of autonomy. They
also recognize problems of infrastructure and materials found in school libraries and
the lack of incentive on the part of the school community for the practice of the
research. In view of this, it is clear the need to search for strategies that aim at quality
education for students, both by investing in teaching and learning methodologies by
librarians, promoting partnerships with teachers and by improving research structures
in school libraries.