Abstract:
A presente investigação teve por objetivo verificar como acontece o uso dos
periódicos em Bibliotecas Escolares no município do Rio Grande. Fundamentou-se
em autores que abordaram os temas bibliotecas escolares, políticas públicas para
bibliotecas escolares, e periódicos, tais como Castro (2001), Gorini e Barbosa
(2002), Maroto (2012), Milanesi (2002), Roca (2012), Souza, (2009), entre outros,
além de sua relação com o “Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar” e do
profissional que atua nestas bibliotecas. Analisou, também, a documentação
(editais e material de divulgação) do Programa Biblioteca da Escola - Periódicos
(PNBE-Periódicos), mantido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
- FNDE, vinculado ao Ministério da Educação. A metodologia utilizada para a coleta
de dados consistiu em levantamento no qual se utilizou como instrumento de coleta
um questionário com 12 questões abertas e sete fechadas, sendo respondidos por
14 profissionais que trabalham nas bibliotecas do município. Como resultados
constatou-se que os acervos de periódicos distribuídos pelo PNBE são pouco
utilizados nas escolas estudadas. Dentre os fatores para o pouco uso destacam-se:
desconhecimento por parte dos professores em relação ao acervo, falta de
continuidade de aquisição do acervo, pouca integração entre bibliotecários e
professores para a realização de atividades que utilizem essas fontes. Contudo, vale
salientar, que apesar de poucos, há relatos casos de professores e bibliotecários
que trabalham com esses recursos. Com isso, conclui se que, o uso é menor que o
seu potencial, e para que possa melhorar esta situação, deveria existir mais
investimento e incentivo para o uso dos periódicos como importante recurso de
informação
The present investigation had as objective to verify how the use of the periodicals in
School Libraries in the city of Rio Grande happens. It was based on authors who
dealt with the themes school libraries, public policies for school libraries, and
periodicals such as Castro (2001), Gorini and Barbosa (2002), Maroto (2012),
Milanesi (2002), Roca (2012), Souza, (2009), among others, besides its relation with
the "IFLA/UNESCO Manifest for School Library" and the professional that works in
these libraries. The methodology used for the data collection consisted of a survey in
which a questionnaire was used as a questionnaire with 12 open and seven closed
questions, being answered by 14 professionals who work in the libraries of the
municipality. As a result, it has been observed that the journals are little used by
schools. Among the factors for the little use are: information with little relevance for
teachers, diversified periodicals for students and outdated material currently. With
this we can observe and relate due to the data collected the reason the journals do
not supply the needs of its users, and thus the same being used in a reduced way