Show simple item record

dc.contributor.author Dalmoro, Marlon
dc.date.accessioned 2019-08-14T17:23:45Z
dc.date.available 2019-08-14T17:23:45Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation DALMORO, Marlon. Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. Sinergia, v. 11, n. 2, p. 41-52, 2007. Disponivel em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/779>. Acesso em: 22 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-7608
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7911
dc.description.abstract O processo de internacionalização das empresas está baseado principalmente em fatores internos, controláveis e incontroláveis, existentes em cada empresa e a estratégia de internacionalização adotada. Como resultado deste processo observa-se à orientação para mercado externo e a performance exportadora do empreendimento. A partir deste cenário a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico acerca dos fatores internos e das estratégias de internacionalização influenciadores da Orientação para Mercado Externo e da Performance Exportadora. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica. São apresentadas seis proposições, que resultam em um modelo teórico. O modelo teórico apresenta o processo de internacionalização como um sistema de inside – outside, alimentado pelos fatores internos existentes na empresa e a estratégia de internacionalização e resultando na orientação para mercado externo e na performance exportadora. pt_BR
dc.description.abstract The process of business internationalization is based mainly on internal factors, controllable and uncontrollable, existing in each company and the strategy of internationalization adopted. As a result of this process is the export market orientation and the export performance of the venture. From this setting, these researches propose a theoretical model of internal factors and internationalization strategies that influence the export market orientation and the export performance. To achieve this goal, there was an approach through qualitative research literature. Six proposals are presented, resulting in a theoretical model. The theoretical model shows the internationalization process as a system of inside-outside, powered by internal factors existing in the company and the strategy of internationalization and resulting in the export market orientation and export performance. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Internacionalização pt_BR
dc.subject Orientação para mercado externo pt_BR
dc.subject Performance exportadora pt_BR
dc.subject Internationalization pt_BR
dc.subject Export market orientation pt_BR
dc.subject Export performance pt_BR
dc.title Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. pt_BR
dc.title.alternative Factors inherents for the internationalization process with influence at export market orientation and export performance pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record