Show simple item record

dc.contributor.author Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
dc.contributor.author Schroeder, Eliza Antonini
dc.contributor.author Dolci, Décio Bittencourt
dc.date.accessioned 2019-08-15T21:18:33Z
dc.date.available 2019-08-15T21:18:33Z
dc.date.issued 2019-04
dc.identifier.citation PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka ; SCHROEDER, Eliza Antonini ; DOLCI,Décio Bittencourt. Limitações digitais, causas e consequências na efetividade do uso do site Trello no planejamento estratégico de uma secretaria de educação a distância de uma universidade federal. EmRede, [s.l.], v. 6, n. 1, p. 69-85, abr. 2019. ISSN 2359-6082. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/433/413. Acesso em: 06 jun. 2019. pt_BR
dc.identifier.issn 2359-6082
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7983
dc.description.abstract Este trabalho analisa as limitações digitais dos usuários na utilização de uma ferramenta de apoio ao planejamento estratégico de uma Secretaria de Educação a Distância de uma Universidade Federal brasileira, com o objetivo de compreender quais limitações podem ser destacadas como os principais impeditivos ao uso efetivo da tecnologia. Desenvolveu-se uma avaliação formativa qualitativa por meio de um estudo de caso, utilizando-se a lente teórica concebida por Bellini (2018) e seus pares de pesquisa. A análise dos dados permitiu entender que a principal limitação encontrada é a limitação comportamental, que se refere à dificuldade do indivíduo em usar a tecnologia ainda que possua um nível elevado de compreensão sobre ela. Como origem dessa limitação, encontram-se problemas interpessoais na equipe, problemas de comunicação e a necessidade de um gestor mais integrado ao fluxo de trabalho do processo de planejamento estratégico da Secretaria. pt_BR
dc.description.abstract This paper analyzes the digital limitations of users in the use of an artifact to support the strategic planning of a Secretariat of Distance Education of a Brazilian Federal University, with the objective of understanding which limitations can be highlighted as the main impediments to the effective use of technology. A qualitative formative evaluation was developed through a case study, using the theoretical lens designed by Bellini (2018) and his research peers. The analysis of the data allowed understanding that the main limitation is the behavioral limitation, which refers to the difficulty of the individual to use the system even though it has a high level of understanding about it. As a source of this limitation are interpersonal problems in the team; communication problems and the need for a manager more integrated into the workflow of the strategic planning process of the Secretariat. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Limitações digitais pt_BR
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject Educação à Distância pt_BR
dc.subject Digital limitations pt_BR
dc.subject Strategic planning pt_BR
dc.subject Distance Education pt_BR
dc.title Limitações digitais, causas e consequências na efetividade do uso do site Trello no planejamento estratégico de uma secretaria de educação a distância de uma universidade federal pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record