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dc.contributor.author Dias, Marilene Guedes
dc.contributor.author Schröeder, Christine da Silva
dc.date.accessioned 2019-08-15T22:12:04Z
dc.date.available 2019-08-15T22:12:04Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation DIAS, Marilene Guedes; SCHRÖEDER, Christine da Silva. Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores. Sinergia, v. 17, n. 2, p. 77-86, 2013. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4030>. Acesso em: 1 dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-7608
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7989
dc.description.abstract O estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos colaboradores. A pesquisa assume caráter qualitativo e de diagnóstico, por meio de entrevistas com responsáveis pela gestão de endomarketing e da aplicação de questionário aos colaboradores técnico-administrativos do setor financeiro da instituição, setor escolhido por acessibilidade e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas as percepções dos técnicos administrativos pesquisados acerca do uso, da efetividade e da importância desses instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição Beta apresenta potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região em que se encontra, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to analyze the internal marketing process in an institution of higher education (called Beta) located in the northern region of the State of Rio Grande do Sul (Brazil), seeking to evaluate the perception of employees. Thus, this is a qualitative and diagnostic research, conducted through interviews with the responsible for the management of internal marketing and questionnaires to administrative technicians of the institution’s financial sector (this sector was chosen by accessibility and convenience). The main instruments of internal marketing used were identified and characterized, and the perceptions of technicians were surveyed about the use, effectiveness and relevance of these instruments, especially for personnel management. The main results indicate that Beta has a potential to develop an internal marketing program, which has quality in education and credibility, which determines their success in the region, but does not make the internal marketing an actual means of information, communication and development for the internal audience. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Universidade comunitária pt_BR
dc.subject Percepções pt_BR
dc.subject Internal marketing pt_BR
dc.subject Community University pt_BR
dc.subject Perceptions pt_BR
dc.title Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores pt_BR
dc.title.alternative Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians pt_BR
dc.type article pt_BR


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