Show simple item record

dc.contributor.author Ladeira, Wagner Junior
dc.contributor.author Grillo, Tito Luciano Hermes
dc.contributor.author Santini, Fernando de Oliveira
dc.contributor.author Araujo, Clecio Falcão
dc.date.accessioned 2019-08-15T22:14:31Z
dc.date.available 2019-08-15T22:14:31Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation LADEIRA, Wagner Junior. et al. A influência interpessoal e o engajamento na prática de esportes. Sinergia, v. 17, n. 2, p. 37-48, 2013. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/3823>. Acesso em: 1 dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-7608
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7990
dc.description.abstract Fenômenos de engajamento no esporte têm detido a atenção de diversos gestores e pesquisadores da área de marketing, tendo em vista os benefícios de comportamentos de consumo contínuo e de dedicação ao objeto de engajamento que consumidores comprometidos manifestam. A fim de atender a uma crescente demanda por um entendimento mais sólido sobre questões de engajamento, o objetivo deste artigo é analisar a influência interpessoal como antecedente do engajamento em práticas esportivas. Um modelo é proposto e testado por meio de equações estruturais, associando os constructos de influência interpessoal (especificamente, a influência normativa e a influência informacional) ao engajamento do indivíduo em práticas de esportes. Os resultados favorecem a influência informacional como antecedente de maior efeito, o que possibilita inferências para pesquisas e ações de gestão de empreendimentos vinculados à prática de esporte (como academias e locação de equipamentos esportivos). pt_BR
dc.description.abstract Sports engagement phenomena have held attention of both marketing practitioners and marketing researchers due to the benefits of continuous consumption behaviors and of dedication towards the engagement object shown by committed consumers. In order to deal with a growing call for a more solid understanding regarding matters of the engagement construct, this paper is aimed to analyze interpersonal influence as antecedent of engagement in sports. A theoretical model is proposed and then tested by relating interpersonal influence constructs (particularly normative influence and informational influence) with engagement in sports. Results pointed to informational influence as the antecedent of greatest effect, thus making it possible to make inferences for future research and for management approaches in sports-related ventures (such as gyms and the rental of sports equipment). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Influência interpessoal pt_BR
dc.subject Influência informacional pt_BR
dc.subject Influência normativa pt_BR
dc.subject Engajamento pt_BR
dc.subject Esporte pt_BR
dc.subject Interpersonal influence pt_BR
dc.subject Informational influence pt_BR
dc.subject Normative influence pt_BR
dc.subject Engagement pt_BR
dc.subject Sports pt_BR
dc.title A influência interpessoal e o engajamento na prática de esportes pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record