Abstract:
Este trabalho se propõe a fazer uma análise sobre a utilização de filmes nas aulas de Geografia e como podemos aproveitar esse recurso didático de maneira mais atrativa e significativa para o aluno, pois eles possuem diversos conteúdos geográficos.
No primeiro capítulo encontra-se o conceito de Geografia enquanto disciplina escolar, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e as competências para a sala de aula.
No segundo capítulo, abordamos como trabalhar os filmes em sala de aula, utilizando o roteiro, que é a parte interpretativa do filme, bem como a parte informativa, com a sinopse e outros. É apresentado como sugestão de avaliação da aula, desenvolver atividades baseadas no filme, como: redação, desenho, jogos, teatro e outros, visto que essa parte da metodologia não abarca os objetivos do nosso trabalho.
No capítulo seguinte, temos uma breve trajetória da utilização de filmes na sala de aula e os autores que discutem sobre a utilização dos mesmos como recurso didático.
Por fim, no quarto capítulo, apresentamos como trabalhar os filmes no ensino de Geografia, tendo como sugestão: Central do Brasil, O jarro e Os sem-floresta com seus respectivos roteiros de análise, para trabalhar em sala de aula. Os planos de aula referentes a estes filmes são destinados ao sexto ano do ensino fundamental.
Lembramos que além dos conteúdos abordados neste trabalho, existem outras possibilidades, em relação a estes filmes, cabe ao professor adequá-los ao seu conteúdo. O trabalho propõe que se organizem aulas de Geografia mais dinâmicas, lúdicas e prazerosas, através da utilização de filmes, visando uma melhor aprendizagem do aluno.
This work proposes to make an analysis about how to work with films in the Geography, and how we can use this didactic resource in a more attractive and meaningful way for the student, since they have diverse geographic contents. In the first chapter we find the concept of Geography as a school discipline, according to the National Curriculum Parameters and the competences for the classroom. In the second chapter, we discuss how to work the movies in the classroom, using the script, which is the interpretive part of the film, as well as the information part, with the synopsis and others. It is presented as a suggestion of evaluation of the lesson, to develop activities based on the film, such as: writing, drawing, games, theater and others, since this part of the methodology does not cover the objectives of our work, so we put as a suggestion. In the next chapter, we have a brief trajectory of the use of films in the classroom and the authors who discuss about their use as didactic resource. Finally, in the fourth chapter, we present how to work the films in Geography teaching, having as a suggestion: Central do Brasil, O jarro and Os sem-floresta with their respective analysis scripts, to work in the classroom. The reference plans refer to these films are popular in elementary school. We remind that in addition to the contents covered in this work, there are other possibilities, in relation to these films, it is up to the teacher to adapt them to their content. The paper proposes to organize more dynamic, playful and enjoyable geography classes, through the use of films, aiming at a better learning of the student.