Abstract:
O surgimento do Repositório Institucional na Universidade Federal do Rio Grande trouxe uma nova ferramenta que ampliou os meios de disseminação da informação, propiciando um universo novo de pesquisa para os docentes e discentes da Universidade, reunindo, preservando e armazenando toda produção cientifica produzida, propiciando um novo método de acesso livre para consulta. O presente trabalho também apresenta uma revisão de literatura voltada ao conceito,importância, surgimento, desenvolvimento e tipos de Repositórios. Teve-se como objetivo geral investigar-se os alunos de graduação presencial possuem conhecimento da existência do Repositório Institucional da FURG.Realizou-se um estudo exploratório, quantitativo e descritivo. Utilizou-se um questionário com 12 perguntas fechadas por meio de uma ferramenta do forms google docs, nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Rio Grande,abrangendo seus cinco polos. A pesquisa concluiu que 57,6% dos alunos de graduação presencial da Universidade Federal do Rio Grande não conhecem o RI da FURG, confirmando a hipótese da pesquisadora.Entre as considerações, diante da importância do Repositório dentro de uma Instituição, sugere-se atenção em divulgar ao RI FURG no âmbito institucional.
The Institutional Repository in Federal University of Rio Grande brought one new tool that extended the means of dissemination of information, propitiating one new universe of search for teachers and students of University, gathering, preserving and storingall scientific production produced, propitiating one new method of free access for consult. The present work show too one revision of literature turned on the concept, importance, surgiment, development and types of Repositories. It had how general objective investigate if the students of presential graduation owns the knowledge of the existence of Institutional Repository of FURG. It had been made one exploratory, quantitative and descriptive study. A questionnaire with 12 closed questions was used through of one tool of forms google docs, in presentials coursesof graduation of Federal University of Rio Grande, covering their five poles.The search concluded that 57.6% of students of presential graduation of Federal University of Rio Grande do not know the RI FURG, confirming the hypothesis of researcher. Between the considerations, in face of importance of Repository inside of one Institution. It is suggested the attention in divulge to RI FURG in institutional ambit.