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dc.contributor.advisor Dziekaniak, Gisele Vasconcelos
dc.contributor.author Amorim, Taís
dc.date.accessioned 2019-10-11T16:47:56Z
dc.date.available 2019-10-11T16:47:56Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation AMORIM, Taís. A Linguística Documentária na Biblioteconomia na região Sul do Brasil: disciplina e abordagem de conceitos nos cursos de graduação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Curso de Biblioteconomia, Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8043
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo geral analisar a importância atribuída à Linguística Documentária nos cursos de Biblioteconomia da região Sul do Brasil e como objetivos específicos, verificar junto aos professores que ministram disciplinas voltadas às linguagens documentárias se a Linguística Documentária é abordada no conteúdo destas; averiguar a formação de graduação e pós-graduação dos professores que discutem linguística documentária no Brasil, a fim de averiguar se os pesquisadores são da área de ciência da informação ou da área de linguística; e identificar as bases teóricas, adotadas pelos cursos de biblioteconomia, voltadas ao ensino da linguística documentária, em busca de demonstrar sua importância para as áreas de organização da informação e organização do conhecimento. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa; quanto aos instrumentos de coleta, caracteriza-se como aplicada. A pesquisa trata-se de um censo, pois sua população são todos os professores de disciplinas que abordam a linguística documentária, sendo escolhido como método de coleta de dados, o questionário. O método adotado para a análise dos resultados foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefreve e Lefreve. Considerando-se a revisão de literatura utilizada nessa pesquisa e após a análise dos dados coletados, é possível inferir que a linguística documentária é um fator importante no contexto biblioteconômico, levando-se em conta seu caráter interdisciplinar trazendo conhecimentos de diferentes áreas, bem como a recuperação da informação como, fundamentalmente, um processo linguístico. Entretanto, apesar de os professores questionados entenderem a LTD como importante, não há estudos aprofundados sobre esse tema nas disciplinas. pt_BR
dc.description.abstract Este trabajo tiene como objetivo analizar la importancia que se concede a la Lingüística Documental en los cursos de documentación del sur de Brasil y objetivos específicos, consulte con los profesores que enseñan cursos orientados a los lenguajes documentales a la Lingüística documental se aborda en el contenido de éstos; determinar la formación de pregrado y postgrado maestros en discusiones sobre la lingüística documentales en Brasil con el fin de determinar si los investigadores son la información del área de ciencias de la información o área lingüística; e identificar el teórico, adoptada por los cursos de documentación, destinadas a la enseñanza de la lingüística documentales, tratando de demostrar su importancia para la organización de las áreas de lainformación y la organización del conocimiento. Este estudio trata de una investigación descriptiva, de carácter cualitativo; como los instrumentos de recolección, se caracteriza por ser aplicada. La investigación se trata de un censo, ya que su poblaciónson todos los maestros de materias que abordan la lingüística documentales, siendo elegido como método de recolección de datos, el cuestionario. El método adoptado para el análisis de los resultados fue el Sujeto Colectivo Discurso (CSD) de Lefevre y Lefevre. Teniendo en cuenta la revisión de la literatura utilizada en este estudio y después de análisis de los datos recogidos, se puede inferir que el lenguaje documental es un factor importante en biblioteconômico contexto, teniendo en cuenta su conocimiento trayendo carácter interdisciplinario de diferentes campos, así como recuperación de información como fundamentalmente un proceso lingüístico. Sin embargo, a pesar de los profesores interrogados entienden el LTD tan importante, no hay ningún estudio en profundidad sobre este tema en las disciplinas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Biblioteconomia pt_BR
dc.subject Linguística Documentária pt_BR
dc.subject Linguagens documentárias pt_BR
dc.subject Ciência da Informação pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Documentación pt_BR
dc.subject Lingüística documental pt_BR
dc.subject Lenguajes documentales pt_BR
dc.subject Ciencia de la Información pt_BR
dc.subject La interdisciplinariedad pt_BR
dc.title A Linguística Documentária na Biblioteconomia na região Sul do Brasil: disciplina e abordagem de conceitos nos cursos de graduação. pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
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