Biblioteca escolar: Análise da Imagem Divulgada pela Revista Nova Escola no Período de 2009 a 2014

Oliveira, Jéssica Eslabão de

Abstract:

Este trabalho tem por objetivo investigar e expor como as bibliotecas escolares são representadas pela Revista Nova Escola, periódico da Fundação Vitor Civita. Para realizar esta pesquisa determinou –se um recorte no período de cinco (5) anos, tendo como ponto de partida o ano de 2009, que é um ano antes da Lei de n.12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010, que determina que toda instituição de ensino deve ter uma biblioteca. E os quatro (4) anos que seguem finalizando em 2014. Buscamos uma fundamentação teórica que nos desse um norte, mostrando e idealizando um parâmetro, para que na análise dos dados fosse possível julgar as representações e chegar a uma conclusão. Durante o período de coleta de dados, todas as edições foram meticulosamente observadas, após, todos os dados levantados foram analisados separadamente, buscando encontrar individualmente qual a imagem representada naquela informação. Por fim, concluímos que todo conhecimento construído acerca da imagem que a Revista Nova Escola tem representado das Bibliotecas Escolares foi positivo. Obviamente encontramos também aspectos negativos, porém em sua grande maioria prevaleceu a imagem positiva. Concluímos então que esta pesquisa teve êxito e cumpriu com os seus objetivos.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia