Comunicação científica na ciência da computação

Carvalho, Amanda de Souza

Abstract:

 
Este trabalho é um estudo métrico quantitativo que se dedica a estudar a comunicação científica na área da ciência da computação, através de uma análise do perfil e das publicações dos docentes do Centro de Ciências Computacionais (C3) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A comunidade aqui estudada é composta por 39 docentes efetivos do C3. Para realizar esse estudo foram utilizadas três bases de dados, a Plataforma de Currículos Lattes, a Web of Science e IEEE Xplore. Na Plataforma Lattes buscou-se informações sobre a formação dos professores, áreas de atuação e período de vínculo com a FURG. As outras duas bases de dados foram utilizadas para coletar informações sobre as suas publicações.Os dados coletados nos Currículos dos docentes, foram organizados em uma planilha do software Microsoft Excel. Nas linhas da planilha foram distribuídos os docentes, e nas colunas as variáveis: “código docente”, “tempo de vínculo”, “ano início de vínculo”, “instituição graduação”, “instituição mestrado”, “instituição doutorado”, “área graduação”, “área mestrado” e “área doutorado”.Das bases de dados Web of Science e IEEE Xplore, foram coletados 2.221 registros e exportados para o software EndNote. Após aplicados os critérios de limpeza de dados, restaram 144 registros. Esses registros foram exportados para o software Microsoft Excel, onde foram elaboradas três planilhas. A primeira contém as variáveis: “rec”, “cluster” e“autor”. A segunda planilha contém as variáveis: “código docente”, “tempo de vínculo”, “número de publicações”e “taxa de produtividade”. E a terceira contém: “ano da publicação”e “tipo de publicação”. Após a análise dos dados se notou que o grupo é composto em sua maioria por doutores. As formações tanto na graduação, quanto no mestrado e no doutorado, se dão predominantemente em instituições públicas gaúchas. Onde se destacou a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na graduação e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no mestrado e doutorado.Entre as áreas de estudo se destacam a Engenharia da Computação na graduação e Ciência da Computação no mestrado e doutorado.Analisando as publicações recuperadas nas bases de dados, se percebeu que o docente com maior quantidade de publicações foi o P37e o mais produtivo foi oP13. A tipologia documental predominante identificada foi de publicações geradas em eventos científicos.Ao longo do tempo as publicações foram crescentes, mas não equilibradas, se destacando o ano de 2013. Sobre as características da colaboração científica, analisada através da coautoria, foi identificado que os grupos de três, quatro ou cinco autores são os preferidos pelos docentes do C3.
 
This work is a quantitative metric study that studies the scientific communication in the area of computer science, through an analysis of the profile and the publications of the professors of the Center of Computational Sciences (C3) of the Federal University of Rio Grande (FURG) . The community studied here is composed of 39 effective teachers of C3. Three databases were used to perform this study, the Lattes Curriculum Platform, the Web of Science and IEEE Xplore. At the Lattes Platform, information was sought on the training of teachers, areas of activity and the period of liaison with FURG. The other two databases were used to collect information about their publications. The data collected in the teachers' curricula were organized in a Microsoft Excel spreadsheet. In the lines of the spreadsheet were distributed the teachers, and in the columns the variables: "teaching code", "bonding time", "bond start year", "graduation institution", "master institution", "doctoral institution", "area Graduation "," masters area "and" doctorate area ". From the Web of Science and IEEE Xplore databases, 2,221 records were collected and exported to EndNote software. After the data cleansing criteria were applied, 144 records remained. These records were exported to Microsoft Excel software, where three spreadsheets were prepared. The first contains the variables "rec", "cluster" and "author". The second worksheet contains the variables: "teaching code", "link time", "number ofpublications" and "productivity rate". And the third contains: "year of publication" and "type of publication". After analyzing the data it was noted that the group is composed mostly by doctors. The undergraduate, master's and doctoral degrees courses take place predominantly in gaucho public institutions. Where the Federal University of Rio Grande (FURG) was distinguished in the graduation and the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in the masters and doctorate. Among the areas of study are Computer Engineering in undergraduate and Computer Science in the masters and PhD. Analyzing the publications retrieved in the databases, it was noticed that the teacher with the greatest number of publications was P37 and the most productive was P13. The predominant documentary typology identified was from publications generated in scientific events. Over time, the publications were increasing but not balanced, highlighting the year 2013. On the characteristics of scientific collaboration, analyzed through co-authorship, it was identified that the groups of three, four or five authors are preferred by the teachers of the C3
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia