Diagnóstico da institucionalização da modalidade EaD na FURG baseado em modelagem de processos

Felix, Everton da Silva

Abstract:

 
Esta dissertação visa diagnosticar a dimensão do estágio de institucionalização da Educação a Distância na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para isso, foram investigados e modelados três domínios de processos: institucionais, metodológicos e administrativos. Foram realizadas entrevistas com servidores e profissionais que atuam com a modalidade para identificação dos principais processos da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG. Os processos foram analisados através de modelos gerados com UML (Unified Modeling Language) e S-BPM (Subject-oriented Business Process Management). Depois de modelados e analisados os processos da SEaD, e embasado na bibliografia, percebeu-se que a modalidade na FURG encontra-se no estágio de semi-instituicionalização. Com a analise, alcançou-se os processos envolvidos e cursos EaD na instituição que carecem de institucionalização. Por fim, fez-se uma proposta de estrutura para que a SEaD aperfeiçoe a institucionalização dos processos, e amplie a formação tecnológica para educação e a produção de materiais educacionais digitais.
 
This dissertation aims to diagnose the dimension of the institutionalization stage of distance education at the Federal University of Rio Grande (FURG). For this, three domains were investigated: institutional, methodological and administrative. The first step, interviews were conducted with servers and professionals who work with distance education to identify the main processes of the Secretariat for Distance Education. The processes were analyzed through an S-BPM (Subject-oriented Business Process Management) modelling and Use Cases diagrams using UML (Unified Modelling Language). After modeling and analyzing the processes of the Secretariat for Distance Education, and based on the bibliography, it was noticed that the modality in the FURG is in the stage of semi-institutionalization. With the analysis, we reached the processes and actors involved in the management and execution of distance education courses in the institution that lack institutionalization. And a proposal was made for the structure of the Secretariat for Distance Education to maintain the execution of courses in the modality, and also to expand and explore its main biases, which are the training for technologies in the education and production of digital educational materials.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Mestrado em Engenharia da Computação