Show simple item record

dc.contributor.advisor Barwaldt, Regina
dc.contributor.advisor Espíndola, Danúbia Bueno
dc.contributor.author Garcia, Marcelo
dc.date.accessioned 2020-01-24T21:29:11Z
dc.date.available 2020-01-24T21:29:11Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation GARCIA, Marcelo. MOOC como estratégia de engajamento pedagógico : uma experiência aplicada no curso de Sistemas de Informação. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8223
dc.description.abstract Este trabalho busca evidências sobre o potencial dos Massive Open Online Courses (MOOCs) como estratégia de engajamento pedagógico e instrumento de aprendizagem autônoma. O experimento ocorreu com um grupo de estudantes da disciplina da Interface Humano Computador do curso de Sistemas de Informação, com alunos participando de cursos MOOCs durante o semestre. Como instrumento de investigação foi construída uma avaliação baseada na Taxonomia de Bloom que organiza de forma hierárquica os seis níveis do domínio cognitivo. Identificou-se melhoria de desempenho dos processos cognitivos entender, aplicar, analisar e criar. pt_BR
dc.description.abstract This paper seeks evidence on the potential of the Massive Open Online Courses (MOOCs) as a pedagogical engagement strategy and an autonomous learning tool. The experiment was carried out with a group of students from the Human Computer Interface course of the Information Systems course, with students participating in MOOCs courses during the semester. As an instrument of investigation, an evaluation was constructed based on the Taxonomy of Bloom that hierarchically organizes the six levels of the cognitive domain. It was identified performance improvement of cognitive processes to understand, apply, analyze and create. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Engenharia de computação pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Massive Open Online Courses (MOOC) pt_BR
dc.subject Taxonomia de Bloom pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Material extraclasse pt_BR
dc.subject Computer engineering pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Massive Open Online Courses (MOOC) pt_BR
dc.subject Bloom taxonomy pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject Extraclass material pt_BR
dc.title MOOC como estratégia de engajamento pedagógico : uma experiência aplicada no curso de Sistemas de Informação pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Mestrado em Engenharia da Computação
  • Show simple item record