Abstract:
A ocorrência de sofrimento moral (SM) em estudantes de enfermagem tem sido
pouco pesquisada, embora sua exposição a situações moralmente angustiantes é
reconhecidamente ampla, devido ao cumprimento de experiências educacionais no
ambiente clínico. Mediante utilização de referencial filosófico foucaultiano, foi
defendida a seguinte tese: Os estudantes de graduação em enfermagem
apresentam sofrimento moral diante de situações moralmente inadequadas e
enfrentam dificuldades de resistir devido ao exercício de poder disciplinar vivenciado
no ambiente de formação. Teve-se como objetivo geral: Conhecer a ocorrência do
SM em estudantes de graduação em enfermagem de diferentes universidades do
Sul do Brasil. Ainda, como objetivos específicos: elaborar e validar um instrumento
de análise da frequência e intensidade de SM em estudantes de enfermagem;
analisar o sofrimento moral e sua relação com variáveis sociodemográficas e
acadêmicas, em estudantes de graduação em enfermagem; compreender as
estratégias de resistência adotadas pelos estudantes de graduação em
enfermagem, diante de situações de sofrimento moral. O estudo foi desenvolvido em
três etapas: metodológica, quantitativa e qualitativa. A etapa metodológica
compreendeu a elaboração e validação da Escala de Sofrimento Moral para
Estudantes de Enfermagem (ESMEE) para verificar as situações que conduzem ao
sofrimento moral em estudantes de graduação em enfermagem, desenvolvida por
meio de oito etapas e submetida à validação de face, conteúdo e constructo. Os
resultados demonstraram que o instrumento construído é válido e fidedigno,
apresentando os requisitos necessários quanto a validade fatorial e consistência
interna. Foram seis constructos identificados: Comprometimento da dimensão ética
do cuidado ao usuário; Condições institucionais inadequadas para o ensino do
cuidado ao usuário; Práticas docentes autoritárias; Falta de competência docente;
Desrespeito à dimensão ética da formação profissional; Opção profissional. A etapa
quantitativa foi realizada com 499 estudantes de três universidades do Sul do Brasil,
duas públicas e uma privada, mediante aplicação do instrumento elaborado na
primeira etapa desse estudo. Realizaram-se estatística descritiva, testes de
associação (teste t e Anova) e regressão. Assim, os estudantes que referiram
maiores níveis de SM tinham como características demográficas e acadêmicas
estarem matriculados nas séries finais do curso, não terem como formação anterior
o curso auxiliar/técnico de enfermagem, e estarem matriculados em uma
universidade federal. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com 21 estudantes de enfermagem das três universidades.
Mediante análise textual discursiva, emergiram duas categorias: Inação frente ao
SM: a construção de corpos dóceis e a fragilização moral do estudante; Estratégias
de resistência ao SM: exercício de poder. Dessa forma, o exercício do poder
disciplinar sobre os estudantes parece contribuir para sua fragilização moral,
dificultando a implementação de estratégias de resistência no enfrentamento do SM.
As estratégias de resistência dos estudantes, mediante seu exercício de poder,
parecem favorecer seu fortalecimento moral.
The occurrence of moral suffering (MS) in nursing students has been poorly
researched, although its exposure to morally distressing situations is admittedly
broad due to the fulfillment of educational experiences in the clinical setting. Using a
Foucaultian philosophical reference, the following thesis was defended: Nursing
undergraduates present moral suffering in the morally inadequate situations and
difficulties to resist due to the exercise of disciplinary power experienced in the
training environment. The objective was to know the occurrence of MS in
undergraduate nursing students. The specific objectives were to elaborate and
validate an instrument to analyze the frequency and intensity of MS in nursing
students; to analyze the moral suffering and its relationship with sociodemographic
and academic variables in undergraduate nursing students from different universities
in the South of Brazil; to understand the strategies of resistance adopted by
undergraduate students in nursing, faced with situations of moral suffering. The study
was developed in three stages: methodological, quantitative and qualitative. The
methodological stage included the elaboration and validation of scale of moral
suffering for students nursing (ESMEE) developed through eight stages and
submitted to phase, content and construct validation. The results demonstrated that
the instrument is valid and reliable, presenting the necessary requirements regarding
factorial validity and internal consistency. There were six identified constructs:
Commitment to the ethical dimension of the patient care; Institutional conditions
unsuitable for the teaching of patient care; Authoritarian teaching practices; Lack of
teacher competence; Disrespect for the ethical dimension of vocational training;
Professional option. The quantitative stage was performed with 499 students from
three southern Brazilian universities, two public and one private, through the
application of the instrument elaborated in the first stage of this study. Descriptive,
variance and regression analyseswere performed. Thus, students who reported
higher levels of MS had demographic and academic characteristics that were
enrolled in the final series of the course, did not have previous training in nursing
assistant/technician and enrolled in a federal university. In the qualitative stage,
semi-structured interviews were conducted with 21 nursing students from the three
universities. Two categories emerged through discursive textual analysis: Inaction in
MS: the construction of docile bodies and the student´s moral fragilization; Strategies
of resistance to MS: the exercise of power. Thus, the exercise of disciplinary power
over students seems to contribute to their moral fragilization, hindering to implement
resistance strategies in the MS. Through their exercise of power, the students´
resistance strategies seem to favor their moral strengthening.