Bibliotecas e portadores de transtorno do espectro autista: guia prático para acessibilidade

Farias, Leandra Lima

Abstract:

 
Este trabalho consiste em uma revisão de literatura que teve como principal objetivo a identificação de práticas bem-sucedidas de serviços e atividades em unidades de informação para atender indivíduos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram realizadas buscas em diversas bases de dados bibliográficas que permitiram reunir 39 trabalhos sobre TEA e bibliotecas. Esta pesquisa se justifica pelo fato de que as bibliotecas devem ser espaços inclusivos, acessíveis e sem nenhum tipo de discriminação. Os portadores de TEA tem comportamento diferenciado no que se refere aos aspectos de linguagem,interação social, percepção, atenção e memória. Portanto, as bibliotecas precisam buscar alternativas específicas para não excluir os portadores de TEA de seus espaços, serviços e atividades. Os resultados podem apoiar e orientar profissionais que atuam em bibliotecas e que muitas vezes não sabem como tratar estes usuários. Disponibilizar espaços mais silenciosos, usar ferramentas de realidade virtual, promover que proporcionem maior conhecimento sobre como conviver com os portadores de TEA estão entre as estratégias mais frequentes na literatura, no sentido de aumentar a acessibilidade em bibliotecas dos portadores de TEA. Acredita-se que o guia prático para acessibilidade seja essencial para ajudar o profissional bibliotecário a compreender seu usuário a partir de informações selecionadas pelos artigos para a composição do guia prático para acessibilidade de portadores de TEA.
 
This academic work consists of a literature review whose main objective is focused on identify successful practices of services and activities in information units to assist people with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Searches were performed in several bibliographic databases that allow to gather 39 works on ASD and libraries. This research is justified by the fact that libraries should be inclusive spaces, approachable and without any kind of discrimination. People with ASD have a different behavior regarding the aspects of communication, social interaction, perception, attention and memory. Therefore, libraries need to look for specific alternatives to avoid the practice of social exclusion on places,services and activities. The results can support and guide library professionals who often don’t know how to treat these users. Providing quieter spaces, using virtual reality tools, promoting more knowledge about how to live with ASD sufferers are among the most common strategies in the literature to increase library accessibility of ASD sufferers. The practical accessibility guide is believed to be essential in helping the librarian to under stang its user from theinformation selected by the articles for the composition of the practical guide for accessibility of ASD carriers.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia