Show simple item record

dc.contributor.advisor Carvalho, Rodrigo Aquino de
dc.contributor.author Ferreira, Leticia Machado
dc.date.accessioned 2020-03-26T22:22:38Z
dc.date.available 2020-03-26T22:22:38Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation FERREIRA, Leticia Machado. Práticas de incentivo à leitura nas bibliotecas escolares da cidade do Rio Grande-RS. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) — Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Curso de Biblioteconomia, Rio Grande, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8460
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as práticas de incentivo à leitura nas bibliotecas escolares da cidade do Rio Grande/RS. Para tal, baseou-se em autores que discutiram as temáticas: bibliotecário mediador da leitura, bibliotecas escolares, tipos de leitura, práticas de incentivo à leitura e trabalhos relacionados, tais como Côrte e Bandeira (2011), Castro e Silva (2016), Michelena (2013), Almeida, Costa e Pinheiro (2012), Mateus e Cavalcante (2017), Bamberger (2008), dentre outros. A metodologia empregada para a coleta de dados foi baseada em uma análise. Instrumento de coleta de dados por um questionário com dez questões abertas e doze questões fechadas, distribuído em três tópicos: 1° Caracterização dos respondentes, 2° Biblioteca escolar e mediação da leitura e 3° Aspectos gerais, no total de 22 questões. Nos resultados constatamos que todos os profissionais bibliotecários desenvolvem uma ou mais atividades de incentivo à leitura nas bibliotecas em que atuam. pt_BR
dc.description.abstract This research has as main objective to investigate as reading incentives practices in school libraries in Rio Grande/RS. Based on authors who discussed as themes: reading mediator librarian, school libraries, types of reading, reading incentive practices and related works, such as Côrte e Bandeira (2011), Castro e Silva (2016),Michelena (2013), Almeida, Costa and Pinheiro (2012), Mateus and Cavalcante (2017), Bamberger (2008), among others. The Methodology used for data collection was used in an analysis. Data collection instrument by a questionnaire with ten open questions and twelve closed questions, distributed in five topics: 1° characterization of respondents, 2° school library and reading mediation and 3° general, without a total of 22 questions. The results show that all librarians develop one or more reading incentive activities in the libraries in which they work. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Biblioteca escolar pt_BR
dc.subject Incentivo à leitura pt_BR
dc.subject Mediação da leitura pt_BR
dc.subject Bibliotecário escolar pt_BR
dc.subject School library pt_BR
dc.subject Reading incentive pt_BR
dc.subject Reading mediation pt_BR
dc.subject School librarian pt_BR
dc.title Práticas de incentivo à leitura nas bibliotecas escolares da cidade do Rio Grande-RS pt_BR
dc.title.alternative Reading inventive practices in school libraries in the city of Rio Grande-RS pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
  • Show simple item record