Abstract:
O tema desta pesquisa teve como proposta estudar e verificar os Serviços de Informação ao Cidadão –SICs, ferramenta informacional e de atendimento às demandas sociais, culturais e de cidadania para o cidadão/usuário em Bibliotecas Públicas. No piloto desta pesquisa, fomos a campo na Biblioteca Pública Municipal Delfina da Cunha, São José do Norte, RS onde foi realizada entrevista com a bibliotecária. Na segunda etapa do estudo a verificação ocorreu na Biblioteca Pública Municipal Amaury dos Santos, igualmente com entrevista com a bibliotecária responsável. Com o objetivo de verificar se a Biblioteca Pública disponibiliza e quais são esses serviços, traçamos um comparativo do entendimento, do comprometimento e da prestação desses serviços. A abordagem da pesquisa é qualitativa, atende a interação da subjetividade com a realidade, comprovada no sentido que cada indivíduo atribuem àquilo que está sendo interpretado.Como instrumento de pesquisa, para chegar aos objetivos específicos e, portanto ao objetivo geral, foi utilizada a entrevista estruturada.A pesquisa também revela que em uma das Bibliotecas, havia o desconhecimento da sigla SICs, no entanto, e a partir da visita e da entrevista, verificou-se que tem ciência da informação que é útil para a comunidade, compreende e disponibiliza os Serviços de Informação ao Cidadão –SICs.Ambas as bibliotecárias demonstraram ser mediadoras das e nas diferentes necessidades informacionais de sua comunidade.
The purpose of this research was to study and verify the Citizen Information Services -SICs, an informational tool to meet the social, cultural and citizenship demands for the citizen / user in Public Libraries. In the pilot of this research, we went to the field at the Delfina da Cunha Municipal Public Library, São José do Norte, RS, where an interview was conducted with librarian.In the second stage of the study the verification took place at the Amaury dos Santos Municipal Public Library, also with an interview with librarianresponsible.In order to verify whether the Public Library makes available and what these services are, we draw a comparison of the understanding, commitment and provision of these services. The research approach is qualitative, meets the interaction of subjectivity with reality, proven in the sense that each individual attributes to what is being interpreted. As a research instrument, to reach the specific objectives and, therefore, the general objective, the structured interview was used. The research also reveals that in one of the Libraries, there was a lack of knowledge of the acronym SICs, however, from the visit and the interview, it was found that is aware of the information that is useful for the community, understands and makes available the Citizen Information -SICs. Both librarians proved to be mediators of and different informational needs of their community.