Abstract:
Com o objetivo de conhecer a percepção das enfermeiras acerca de sua atuação ante os direitos dos clientes e desenvolver um instrumento que possibilitasse mensurar
esta percepção, realizou-se uma pesquisa
exploratório-descritiva, com uma amostra de 73 enfermeiras de dois hospitais. Mediante um questionário autoaplicado, foram identificados e validados quatro construtos relacionados à atuação das enfermeiras, quanto aos direitos dos clientes: preservação da individualidade; respeito à autonomia do cliente, identificação pessoal e informação para a tomada de decisão. O construto que apresentou melhor desempenho diz respeito à preservação da individualidade. Já o respeito à autonomia do cliente e a identificação pessoal situaram-se em um nível intermediário,
enquanto que o construto informação para a tomada de decisão apresentouse como o menos realizado pelas enfermeiras. A preservação da individualidade e o respeito à autonomia mostraram-se como os construtos que mais influenciam a percepção das enfermeiras de como, em geral, respeitam os direitos dos clientes.
This exploratory-descriptive survey was
carried out with a sample consisting of 73
nurses from two hospitals in order to know
the perception they have of their work
via-a-vis patients’ rights and develop an
instrument capable of measuring such
perception. Four constructs referring to
the nurses’ performance via-a-vis patients’
rights were identified and validated, based
on questions the nurses answered: preservation of individuality; respect for the patient’s autonomy; personal identification; and information for decision-taking. Preservation of individuality was the construct with the best performance. Respect
for the patient’s autonomy and personal
identification appear in an intermediate
level, whereas the construct information
for decision-taking was the least used. In
general, preservation of individuality and
respect for the patient’s autonomy are the
constructs that influenced the most nurses’
perception on patients’ rights.
Con el objetivo de conocer la percepción de
las enfermeras referentes a su actuación
ante los derechos de los clientes y para
desarrollar un instrumento para mensurar
esta percepción, se realizó una investigación exploratorio-descriptiva, con una muestra de 73 enfermeras de dos hospitales. Por medio de un cuestionario autoaplicado, fueron identificados y validados cuatro constructos relacionados a la actuación de las enfermeras, en cuanto a los derechos de los clientes: preservación de la individualidad, respeto a la autonomía del cliente, identificación personal e información para la toma de decisión. El constructo que presentó un mejor desempeño se refiere a la preservación de la individualidad. Ya el respeto a la autonomía del cliente y la identificación personal se situaron en un nivel intermedio, mientras que el constructo información para la toma de decisión se presentó como el menos realizado por las enfermeras. La preservación de la individualidad y el respecto a la autonomía se mostraron como los constructos que más influencian la percepción de las enfermeras de como, en general, respetan los derechos de los clientes.