dc.contributor.advisor |
Martins, Cesar Augusto Avila |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Matheus Rodrigues de |
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dc.date.accessioned |
2020-04-07T15:52:51Z |
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dc.date.available |
2020-04-07T15:52:51Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Matheus Rodrigues de. Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8556 |
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dc.description.abstract |
O setor de comércio e serviços (terciário) é parte da organização econômica das diferentes sociedades e está presente principalmente nas cidades, é responsável pela maior parte dos empregos e desempenhou papel protagonista nas diferentes escalas e com elevada expansão nas últimas décadas. Dentre as atividades terciárias, o trabalho investigou o segmento comercial varejista, que é onde se adquirem a maior parte dos bens de consumo. A importância do crescimento do varejo na vida dos indivíduos e nos circuitos produtivos, não é acompanhada na mesma proporção por estudos sobre as estratégias de agentes econômicos hegemônicos. Busca-se preencher a lacuna existente, analisando quais as estratégias do segmento do comércio varejista para se desenvolver e quais as transformações ocorridas nos treze primeiros anos do século XXI. Em parte do período o Brasil viveu uma fase ascendente em sua economia refletindo em mudanças no emprego, na renda, no faturamento dos varejistas e no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Foram investigadas ações dos agentes econômicos hegemônicos atuantes no Brasil nos ramos de supermercados e de linha branca. Até o ano de 2013 os grupos dominantes no varejo nacional são estrangeiros e originam-se na França (Grupo Pão de Açúcar e Carrefour) e nos Estados Unidos da América (Walmart). A entrada e expansão dos grupos estrangeiros se deu através de processos de aquisições e fusões. Destacam-se no varejo, transformações quanto ao crescimento do emprego, número de estabelecimentos, faturamento do setor, inovações tecnológica, mudanças em processos organizacionais, novos formatos de lojas e investimentos em estrutura de logística. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio Varejista |
pt_BR |
dc.subject |
Concentração empresarial |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias |
pt_BR |
dc.title |
Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil |
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dc.type |
masterThesis |
pt_BR |