Show simple item record

dc.contributor.advisor Martins, Cesar Augusto Avila
dc.contributor.author Oliveira, Matheus Rodrigues de
dc.date.accessioned 2020-04-07T15:52:51Z
dc.date.available 2020-04-07T15:52:51Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Matheus Rodrigues de. Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8556
dc.description.abstract O setor de comércio e serviços (terciário) é parte da organização econômica das diferentes sociedades e está presente principalmente nas cidades, é responsável pela maior parte dos empregos e desempenhou papel protagonista nas diferentes escalas e com elevada expansão nas últimas décadas. Dentre as atividades terciárias, o trabalho investigou o segmento comercial varejista, que é onde se adquirem a maior parte dos bens de consumo. A importância do crescimento do varejo na vida dos indivíduos e nos circuitos produtivos, não é acompanhada na mesma proporção por estudos sobre as estratégias de agentes econômicos hegemônicos. Busca-se preencher a lacuna existente, analisando quais as estratégias do segmento do comércio varejista para se desenvolver e quais as transformações ocorridas nos treze primeiros anos do século XXI. Em parte do período o Brasil viveu uma fase ascendente em sua economia refletindo em mudanças no emprego, na renda, no faturamento dos varejistas e no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Foram investigadas ações dos agentes econômicos hegemônicos atuantes no Brasil nos ramos de supermercados e de linha branca. Até o ano de 2013 os grupos dominantes no varejo nacional são estrangeiros e originam-se na França (Grupo Pão de Açúcar e Carrefour) e nos Estados Unidos da América (Walmart). A entrada e expansão dos grupos estrangeiros se deu através de processos de aquisições e fusões. Destacam-se no varejo, transformações quanto ao crescimento do emprego, número de estabelecimentos, faturamento do setor, inovações tecnológica, mudanças em processos organizacionais, novos formatos de lojas e investimentos em estrutura de logística. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Comércio Varejista pt_BR
dc.subject Concentração empresarial pt_BR
dc.subject Estratégias pt_BR
dc.title Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Show simple item record