Show simple item record

dc.contributor.author Machado, Celiane Costa
dc.contributor.author Moraes, Maritza Costa
dc.contributor.author Pereira, Débora Laurino
dc.date.accessioned 2011-08-16T13:06:37Z
dc.date.available 2011-08-16T13:06:37Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation MACHADO, Celiane Costa; MORAES, Maritza Costa; PEREIRA, Débora Laurino. Tecnologias da informação e comunicação: a robótica possibilitando a aprendizagem das ciências em sala de aula. Enseñanza de Las Ciencias, Barcelona, n. extra, p.1410-1414, 2009. Disponível em: <http://ensciencias.uab.es/congreso09/numeroextra/art-1410-1414.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 0212-4521
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/855
dc.description.abstract Esse artigo analisa o uso da robótica educacional e sua contribuição para o conhecimento da ciência, identificando as aprendizagens possíveis em sala de aula. Na pesquisa utiliza-se uma adaptação do método clinico piagetiano por este possibilitar a verificação de como o sujeito pensa, percebe e age. Como base teórica do trabalho utilizou-se as idéias de Piaget, Papert, Maturana e Lévy, assim, desenvolveu-se, a partir da concepção construtivista, dois experimentos com 28 alunos de uma 7ª série do ensino fundamental. Pode-se verificar que a interação entre sujeitos no trabalho em equipe, com os objetos Lego-Logo e com o computador possibilitou a socialização do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento lógico-dedutivo. Constatou-se que a robótica associada ao currículo escolar auxilia a compreensão dos conteúdos científicos e tecnológicos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.title Tecnologias da informação e comunicação: a robótica possibilitando a aprendizagem das ciências em sala de aula pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record