Dinâmicas de localização comercial intra-urbana: um estudo de centralidade urbana em Pelotas

Lihtnov, Dione Dutra

Abstract:

 
Esta pesquisa foi apresentada junto ao programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande, RS, Brasil. Visa-se contemplar a análise do espaço urbano enquanto produto das relações sócio-espaciais. Partindo deste princípio, o tema da pesquisa se insere nos estudos da Geografia Urbana, mais especificamente no que diz respeito à Geografia do Comércio e do Consumo. Analisa-se a produção do espaço urbano a partir das concentrações e dinâmicas comerciais, tendo em vista a leitura de novas formas de expressão da centralidade urbana. Parte do pressuposto de que a expansão espacial e populacional multiplica a centralidade por outros espaços da malha urbana, se expressando além do centro tradicional, combinando localização e fluxos na dimensão do espaço na constituição de novas áreas de concentrações comerciais. Entende que a cidade contemporânea esta diretamente condicionada às transformações do comércio e do consumo. Estas transformações estão relacionadas às mudanças de natureza estrutural, sobretudo no transporte e armazenagem de bens, informações e pessoas. Nesse sentido, o estudo das concentrações comerciais compreende o desenvolvimento e conhecimento da realidade urbana atual. Assim, o principal objetivo desta pesquisa consiste em analisar o fenômeno da centralidade urbana tendo como perspectiva o comércio e as práticas de consumo.
 
This research was presented by the graduate program in geography from the Federal University of Rio Grande - Rio Grande, RS, Brazil. The aim is to contemplate the analysis of urban space as a product of socio-spatial relationships. On this basis, the research theme is included in the studies of Urban Geography, specifically with regard to Geography of Commerce and Consumer Affairs. The production of urban space is analyzed from the concentrations and commercial dynamics, with a view to reading new expressions of urban centrality. It assumes that the spatial and population expansion multiplies the centrality other spaces of the urban network, expressing beyond the traditional center, combining location and flows in the dimension of space in the establishment of new areas of business concentrations. You understand that the contemporary city is directly conditioned to change in trade and consumption. These changes are related to changes of a structural nature, particularly in the transport and storage of goods, information and people. In this sense, the study of commercial concentrations includes the development and knowledge of current urban reality. Thus, the main objective of this research is to analyze the phenomenon of urban centrality having as perspective trade and consumption practices.
 

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  • ICHI - Programa de Pós-Graduação em Geografia