Abstract:
O acentuado crescimento da frota de veículos motorizados no Brasil sustenta a realidade de que várias metrópoles brasileiras e cidades de porte médio, já convivem com a degradação da sua qualidade de vida e perdas econômicas e ambientais geradas por uma mobilidade urbana deficiente. Enquanto a maioria das cidades brasileiras continua a expandir suas infraestruturas (pontes, estradas, túneis, etc) visando à circulação do automóvel, por exemplo, outras cidades perceberam a necessidade de diversificar seus meios de transporte e apostar em meios alternativos, como a bicicleta, na busca por uma melhoria da mobilidade urbana. A cidade de Rio Grande/RS está incluída entre as cidades que despertaram quanto à necessidade de introduzir a bicicleta como meio efetivo de transporte com vias a promover a integração com o transporte coletivo. Baseado no lançamento do Projeto de Rotas Cicláveis - Sistema Cicloviário contida no Plano de Mobilidade Urbana do município é que este trabalho tem como objetivo avaliar o planejamento das infraestruturas cicloviárias da rota denominada "Ciclo Rota Via Orla" propostas pelo Plano de Mobilidade Urbana de Rio Grande - RS. Sabe-se que o planejamento de qualquer infraestrutura cicloviária deve seguir recomendações de parâmetros nacionais e internacionais que possibilitam obter infraestruturas de qualidade. Portanto, fazer a avaliação do planejamento dessas infraestruturas cicloviárias pode contribuir para a obtenção de sucesso no projeto de Rotas Cicláveis desenvolvida pelo município, uma vez que as análises dos dados revelaram que existem algumas falhas no planejamento da Ciclo Rota Via Orla, sendo que a falha mais encontrada está relacionada com o critério de "espaço viário", ou seja, não houve compatibilidade entre o espaço oferecido pela via e a infraestrutura planejada pelo Plano. Em menor grau, também foram encontradas falhas referentes à velocidade das vias e o uso do solo adjacente em que as infraestruturas foram planejadas. Com base nas avaliações feitas na Rota e nas falhas encontradas, buscaram-se alternativas para o melhor planejamento da Ciclo Rota.
The high growth of the fleet of motor vehicles in Brazil supports the reality that many Brazilian cities and medium-sized cities, are already experiencing a deterioration in their quality of life and an economic losses generated by a chaotic and unplanned urban mobility. While most Brazilian cities continue to expand their infrastructure (roads, bridges, tunnels, etc.) aimed at promoting the usage of automobiles, for example, other cities have realized the need to diversify and invest in alternative modes of transportation, such as cycling, as a way to improve urban mobility. The city of Rio Grande / RS is included among these. Based on the launch of Project Routes bike lanes - System Cycling contained in the Urban Mobility Plan of the municipality is that this work is to evaluate the planning of infrastructure cicloviárias route called "Via Rim Cycle Route" proposed by the Urban Mobility Plan for Rio Grande - RS. We know that planning any cycling infrastructure should follow recommendations of national and international parameters that allow more quality infrastructure. Therefore, making the assessment of planning these cycling infrastructure can contribute to achieving success in the design of bike lanes routes developed by the municipality, since the data analysis revealed that there are some flaws in the planning of Cycle Route Via Rim, and the failure most commonly found is related to the criterion of "road space", in other words, no compatibility between the space offered by the track and infrastructure planned for the Plan. To a lesser degree also been found concerning the failure rate of the process and use of adjacent soil in which the infrastructure were devised. Based on the assessments made in Rota and failures encountered, alternatives were sought for better planning of Cycle Route.