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dc.contributor.advisor Calloni, Humberto
dc.contributor.author Silva, Alexandre Silva da
dc.date.accessioned 2020-04-17T18:41:40Z
dc.date.available 2020-04-17T18:41:40Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation SILVA, Alexandre Silva da. RPG e educação ambiental: a complexidade dos jogos e suas contribuições para o ensino formal de educação ambiental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8621
dc.description.abstract Vivemos em um contexto que apresenta tanto um desinteresse, quanto um rendimento escolar cada vez mais deficitário por parte dos educandos. Fragilidade essa que pode ser perceptível pelo baixo rendimento do Brasil no teste elaborado pelo Programme for International Student Assessment - PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Nesse sentido, o presente trabalho analisa o campo da educação formal pública brasileira, perpassando pelo subcampo educando e sociedade (elementos, processos e fluxos). Tendo como base a perspectiva complexa de Edgar Morin referente à sociedade e seus processos no ambiente e o processo de aprendizagem, entendimento esse reforçado pela colaboração pertinente de alguns pensadores como David Ausubel, Johan Huizinga e Merleau-Ponty. Tais relações estabelecidas por meio da Análise Processual de fluxo (APF), metodologia que foi desenvolvida no decorrer da pesquisa visando a sanar lacunas que outras metodologias não proporcionavam. Compreendemos que a o campo da educação ambiental apresenta-se como possibilidade colaboradora para sanar a demanda apresentada. Compreendendo que o processo de comunicação é vibrante e apresenta-se em constante mutação, entendemos que a linguagem utilizada para efetivar nossa proposta teria que ser baseada no recorte temporal dos educandos. Nesse sentido, elegemos o RPG, como linguagem potencializadora da educação junto aos estudantes. Tal pensamento possibilitou a origem de uma plataforma de RPG no formato Live Action (agora na versão Beta), que tem como objetivo a aplicabilidade, testar as reflexões teóricas de forma prática e a elaboração de um site para a apresentação da mesma e posterior feedback dos educadores que desenvolverem interesse pela proposta. pt_BR
dc.description.abstract We lived in a context that presents an indifference so much, as a school income more and more deficient on the part of the students. Fragility that that can be perceptible for the low income of Brazil in the test elaborated by Programme goes International Student Assessment - PISA (he/she Programs International of Evaluation of Students). In that sense, the present work analyzes the field of the public formal brazilian education, passing for the sub-field student and society (elements, processes and flows). Tends as base Edgar Morin complex perspective regarding the society and their processes in the atmosphere and the learning process, understanding that reinforced by the pertinent cooperation of some thinkers as David Ausubel, Johan Huizinga and Merleau-Ponty. Such established relationships through the Procedural Analysis of flow (APF), methodology that was developed in elapsing of the research seeking to cure gaps that other methodologies didn't provide. We understood that to the field of the environmental education comes as collaborating possibility to cure the presented demand. Understanding that the communication process is vibrant and he/she comes in constant mutation, we understood that the language used to execute our proposal would have to be based on the students' temporary cutting. In that sense, we chose RPG, as language that enlarges of the education close to the students. Such thought made possible the origin of a platform of RPG in the format Live Action (now in the version Beta), that has as objective the applicability, to test the theoretical reflections in a practical way and the elaboration of a site for the presentation of the educators' same and subsequent feedback that you/they develop interest for the proposal. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject RPG pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Complexidade pt_BR
dc.subject Metodologia pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Complexity pt_BR
dc.subject Methodology pt_BR
dc.title RPG e educação ambiental: a complexidade dos jogos e suas contribuições para o ensino formal de educação ambiental. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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