dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Paula Regina Costa |
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dc.contributor.author |
Rizza, Juliana Lapa |
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dc.date.accessioned |
2020-04-17T19:45:17Z |
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dc.date.available |
2020-04-17T19:45:17Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.citation |
RIZZA, Juliana Lapa. Sexualidade e formação inicial: dos currículos escolares aos espaços educativos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8637 |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e tem como objetivos analisar as narrativas das/dos licenciandas/os acerca das temáticas de corpos, gêneros e sexualidades, e investigar se estas/es acadêmicas/os entendem a sexualidade como um componente curricular na escola. Na perspectiva de discutir e de refletir a respeito da sexualidade como uma construção histórica e cultural que, ao correlacionar comportamentos, linguagens, representações, crenças, identidades e posturas, inscreve tais constructos nos corpos, através de estratégias de poder/saber, busquei estabelecer algumas conexões com os Estudos Culturais nas suas vertentes pós-estruturalistas, bem como algumas proposições de Foucault. Para tanto, dialoguei com autores/as como: Guacira Louro, Paula Ribeiro, Michel Foucault, Helena Altmann, Jimena Furlani, Rogério Junqueira, Nádia Souza, Jorge Larrosa, Silvana Goellner, Tomaz Tadeu da Silva, entre outros/as. Nesta pesquisa, utilizei a Investigação Narrativa como estratégia metodológica, entendendo a narrativa como uma modalidade discursiva em que os sujeitos vão construindo os sentidos de si, dos outros, das suas experiências e do contexto no qual estão inseridos. A produção dos dados narrativos aconteceu através da realização de um curso, “Sexualidade e Formação Inicial: dos currículos escolares aos espaços educativos”, oferecido para alunas/os que estavam cursando licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande. O curso foi desenvolvido de forma semi-presencial, através da utilização da plataforma moodle e, dessa forma, tiveram encontros presenciais e interações à distância. As discussões foram organizadas em três eixos temáticos: sexualidade, corpo e identidades de gênero e sexual. Participaram do curso tinta e dois alunas/os de diferentes licenciaturas. Nessa pesquisa foi possível perceber que as/os licenciandas/os ressaltaram a importância da sexualidade ser considerada como um componente curricular pelas escolas e universidades e também destacaram que as questões relacionadas aos corpos das/os alunas/os tem ficado fora da sala de aula ou tem sofrido um investimento para torná-los dóceis e úteis. Além disso, discutimos acerca do entrelaçamento entre as identidades sexual e de gênero, e segundo as/os licenciandas/os, promover essas discussões na escola é importante, pois estaremos problematizando os modelos hegemônicos dos sujeitos viverem seus desejos e prazeres. Nas narrativas produzidas durante a pesquisa bem como nas análises construídas é possível perceber que o curso funcionou como um espaço narrativo, ou seja, no processo de contar, ouvir e contrapor entendimentos, conceitos, saberes, histórias de vida, práticas de estágio e também de docência, as/os licenciandas/os repensaram questões relacionadas à sexualidade e à escola. Nesse sentido, elas/es (re)pensaram sobre a sexualidade e as discussões dessa temática na escola, desestabilizando alguns saberes que encontram naturalizados na nossa sociedade. Dessa forma, permitiram a emergência de outras formas de compreender a sexualidade, tornando-se assim capacitados e multiplicadores das discussões que construímos durante os encontros e nas interações virtuais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work was produced in the Postgraduate Program in Environmental Education and aims to analyze the narratives of future teachers about the issues of bodies, genders and sexualities, and investigate whether these academics understand sexuality as a component in school curriculum. Willing to discuss and reflect about sexuality as a historical and cultural construction which, when correlating behaviors, languages, representations, beliefs, identities and attitudes, forms on bodies such constructs through strategies of power/knowledge, I sought to establish some connections with Cultural Studies in its post-structuralist strands and some propositions of Foucault. For that, I dialogued with authors such as Guacira Louro, Paula Ribeiro, Michel Foucault, Helene Altmann, Jimena Furlani, Rogério Junqueira, Nadia de Souza, Jorge Larrosa, Silvana Goellner, Tomaz Tadeu da Silva, among others. In this research I used the narrative inquiry as a methodological strategy, understanding the narrative as a discursive method in which people build the sense of themselves, others, their experiences and the context in which they exist. The narrative data was obtained through the accomplishment of a course, "Sexuality and Initial Teacher Education: from school curriculum to the educational spaces," offered to students who were attending any teachers’ graduation courses at Universidade Federal do Rio Grande. This course was developed in semi-presence mode, using the moodle platform, in which students had personal meetings and interactions at distance. The discussions were organized into three themes: sexuality, body and gender and sexual identities. Thirty two students from different teaching areas attended the course. In this study it was possible to notice that preservice teachers emphasized the importance of sexuality being considered as a curriculum component by schools and universities, and they also stressed that issues relating to the scholars’ bodies have been out of the classroom or have suffered an investment to make them docile and useful. Besides that, we discussed about the interweaving of sexual and gender identities, and according to them, it’s important to promote this discussion at school, because this way we’ll be questioning the hegemonic models of living one’s desires and pleasures. In the narratives produced during the research and in the analysis built, it’s possible to see that the course worked as a narrative space; in other words, in the process of telling, listening and opposing understandings, concepts, knowledge, life stories, training and teaching practice, future teachers rethought the issues related to sexuality and school. This way, they (re)thought about sexuality and the discussion of this subject in school, unsettling some knowledge that are naturalized in our society, and thus, allowing the emergence of other ways of comprehending sexuality, becoming trained and multipliers of the discussions we built during the meetings and virtual interactions. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Formação inicial |
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dc.subject |
Licenciaturas |
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dc.subject |
Narrativas |
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dc.subject |
Sexualidade |
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dc.subject |
Currículo |
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dc.subject |
Initial teacher education |
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dc.subject |
Preservice |
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dc.subject |
Teachers |
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dc.subject |
Narratives |
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dc.subject |
Sexuality |
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dc.subject |
School curriculum |
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dc.title |
Sexualidade e formação inicial: dos currículos escolares aos espaços educativos. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
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